Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

FPF cancela todos os campeonatos da formação de futebol e futsal


Sábado, 28 de Março de 2020

Os campeonatos de futebol e futsal dos escalões de formação da época 2019/2020 foram ontem cancelados pela Federação Portuguesa de Futebol (FPF), devido à pandemia de Covid-19.
«Deliberou a Direcção da Federação Portuguesa de Futebol, após auscultar os seus associados, que devem dar-se por concluídas as competições nacionais de todos os escalões de formação de futebol e futsal, masculinas e femininas, não resultando das mesmas qualquer efeito desportivo imediato. Des­te modo, não serão atribuídos títulos nas referidas competições nem aplicado o regime de subidas e descidas», pode ler-se no comunicado divulgado, ontem à tarde, pelo organismo que comanda o futebol nacional, que explica que «a complexidade da situação que resulta do estado de emergência vigen­te em Portugal conduziu a esta decisão da Federação Portuguesa de Futebol, em que é acompanhada pelas 22 associações distritais e regionais que vão igualmente dar sem efeito as suas competições destinadas aos escalões de formação de futebol e futsal».
«A decisão agora tomada visa proteger a população, especialmente os jovens e as crianças que amam o futebol, salvaguardando-os e a todos os seus familiares de perigos bem presentes. Desta forma, assegurar-se-
-á o valor primordial da saú­de e o desenvolvimento desses jovens e crianças, em segurança e estabilidade possíveis. Reconhecendo o inestimável papel dos clubes, enquanto formadores de jogadores de futebol, mas ainda de jovens e crianças, está a Federação Portuguesa de Futebol certa do seu apoio a esta medida excepcional. Também eles, em segurança e estabilida­de, estarão aptos a preparar da melhor forma possível a época 2020/2021», pode ler-se na mes­ma nota.
As competições nacionais dos escalões de formação tinham sido suspensas por duas semanas, em 10 de Março, dois dias antes de a FPF ter decidido suspender todas as competições, incluindo as seniores. «A situação provocada pela pandemia de Covid-19 continuará a ser monitorizada pelo grupo de emergência criado pelo presidente da FPF, que poderá rever - ampliando ou reduzindo - as medidas agora implementadas», remata o organismo.
No que toca às provas nacionais no futebol masculino, refira-se que ainda estavam em competição as equipas de juniores da Académica (1.ª Divisão), Naval 1893, Eirense e Tourizense (2.ª Divisão), a de juvenis da Académica (preparava-se para disputar o “playoff” de aces­so à fase final) e a de iniciados do Marialvas (ia disputar a fase final do campeonato naci­onal), enquanto no futebol feminino, Cadima, Ereira, Esperança e Souselas não chegaram a terminar o campeonato.
No futsal masculino, o S. João (iniciados e juniores) e a CP Miranda do Corvo (iniciados) esta­vam a participar na fase final, enquanto Chelo (juniores), Uni­ão 1919, Granja do Ulmeiro (ju­ve­nis), NS Condeixa e Académica (iniciados) iam disputar as respectivas Taças Nacionais, o mesmo se aplicando às juniores do NS Condeixa.

Seniores suspensos
A entidade liderada por Fernando Gomes informou ainda que «as restantes competições organizadas pela Federação Portuguesa de Futebol permanecem suspensas».



Assinaturas

Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu