Rally de Portugal vai para a estrada quinta-feira
É a maior prova do calendário automobilístico nacional, que leva a Coimbra e ao país os melhores pilotos mundiais. Falamos do Vodafone Rally de Portugal 2024 que vai para a estrada esta quinta-fiera, partindo da margem esquerda do Mondego para uma prova dura, que termina a 12 de maio, no norte do país. A cerimónia de partida, ‘cerimonial star’, vai decorrer junto à Praça das Cortes, na Avenida Conimbriga, e como é já habitual espera-se que a curiosidade leve muitos adeptos da modalidade a procurarem ver de perto as máquinas e os pilotos.
Assim, no dia 9, das 14h30 às 16h00, está prevista a chegada dos camiões com os carros de competição, para ficarem dentro do Estádio Universitário de Coimbra. Entre as 15h30 e as 16h30, vão decorrer sessões de autógrafos, no jardim junto ao Mosteiro de Santa Clara-a-Velha, e das 16h30 às 16h40 é altura do tão aguardo momento de tirar uma foto com os pilotos. Depois de cantado o hino nacional, tem início a cerimónia de partida, às 17h00, e começa, assim, a maior prova do calendário automobilístico nacional.
A edição deste ano inclui 22 troços e 335,26 quilómetros. Depois do tradicional shakedown em Baltar, a partida volta a ser dada em Coimbra e o primeiro dia acaba com uma super especial na Figueira da Foz. No dia 10, o itinerário contempla dupla passagem pelos troços de Mortágua, Lousã, Góis e Arganil. A 11 de maio, a prova decorre no norte do país, com passagem por Felgueiras, Montim, Amarante, Paredes, terminando com uma super especial em Lousada. No último dia, 12 de maio, as decisões estão agendadas para os troços de Cabeceiras de Basto e Fafe.
Em declarações, na Figueira da Foz, à margem da cerimónia de assinatura dos contratos com os seis municípios da região Centro que recebem o Rali de Portugal (Arganil, Coimbra, Figueira da Foz, Góis, Lousã e Mortágua) e com a entidade regional de turismo, Carlos Barbosa abordou ainda as alterações ao traçado da superespecial de abertura do rali – agendada para as 19h05 de 09 de maio na zona ribeirinha daquela cidade – argumentando que “é um percurso muito giro este ano”. “O traçado da superespecial da Figueira da Foz vai ser mais animado este ano, o ano passado tinha muitas retas e pouca espetacularidade em relação ao público. Este ano vai ter muito mais espetáculo para o público, com mais zonas que [os pilotos] têm de circundar (…) a zona da Figueira da Foz vai ser muito mais atrativa este ano e eu espero que as pessoas acorram em massa”, enfatizou o presidente do ACP.
Ouvido pela Lusa, o vereador com o pelouro do Desporto do município da Figueira da Foz, Manuel Domingues – que, anteriormente, já tinha aludido às alterações ao traçado da superespecial, nomeadamente a colocação de três rotundas no interior do chamado parque de estacionamento das Gaivotas e a deslocação do salto para a avenida de Espanha – disse que todo o acesso público ao traçado vai ser fechado e pago.
Para além das quatro bancadas disponíveis para o público, cujos bilhetes custam 30 euros por pessoa (15 euros para crianças entre os 8 e os 14 anos e gratuito dos 3 aos 7 anos, embora sem direito a lugar sentado), haverá um bilhete de peão, em redor do circuito de 2,94 quilómetros, com um custo unitário de 10 euros (5 euros para crianças).