Última Hora
Pub

Rally de Portugal vai para a estrada quinta-feira

Trata-se da maior prova do calendário automobilístico nacional, que leva os pilotos de renome mundial a Coimbra e ao resto do país.

É a maior prova do calendário automobilístico nacional, que leva a Coimbra e ao país os melhores pilotos mundiais. Falamos do Vodafone Rally de Portugal 2024 que vai para a estrada esta quinta-fiera, partindo da margem esquerda do Mondego para uma prova dura, que termina a 12 de maio, no norte do país. A cerimónia de partida, ‘cerimonial star’, vai decorrer junto à Praça das Cortes, na Avenida Conimbriga, e como é já habitual espera-se que a curiosidade leve muitos adeptos da modalidade a procurarem ver de perto as máquinas e os pilotos.
Assim, no dia 9, das 14h30 às 16h00, está prevista a chegada dos camiões com os carros de competição, para ficarem dentro do Estádio Universitário de Coimbra. Entre as 15h30 e as 16h30, vão decorrer sessões de autógrafos, no jardim junto ao Mosteiro de Santa Clara-a-Velha, e das 16h30 às 16h40 é altura do tão aguardo momento de tirar uma foto com os pilotos. Depois de cantado o hino nacional, tem início a cerimónia de partida, às 17h00, e começa, assim, a maior prova do calendário automobilístico nacional.
A edição deste ano inclui 22 troços e 335,26 quilómetros. Depois do tradicional shakedown em Baltar, a partida volta a ser dada em Coimbra e o primeiro dia acaba com uma super especial na Figueira da Foz. No dia 10, o itinerário contempla dupla passagem pelos troços de Mortágua, Lousã, Góis e Arganil. A 11 de maio, a prova decorre no norte do país, com passagem por Felgueiras, Mon­tim, Amarante, Paredes, terminando com uma super especial em Lousada. No último dia, 12 de maio, as decisões estão agendadas para os troços de Cabeceiras de Basto e Fafe.

Em declarações, na Figueira da Foz, à margem da cerimónia de assinatura dos contratos com os seis municípios da região Centro que recebem o Rali de Portugal (Arganil, Coimbra, Figueira da Foz, Góis, Lousã e Mortágua) e com a entidade regional de turismo, Carlos Barbosa abordou ainda as alterações ao traçado da superespecial de abertura do rali – agendada para as 19h05 de 09 de maio na zona ribeirinha daquela cidade – argumentando que “é um percurso muito giro este ano”. “O traçado da superespecial da Figueira da Foz vai ser mais animado este ano, o ano passado tinha muitas retas e pouca espetacularidade em relação ao público. Este ano vai ter muito mais espetáculo para o público, com mais zonas que [os pilotos] têm de circundar (…) a zona da Figueira da Foz vai ser muito mais atrativa este ano e eu espero que as pessoas acorram em massa”, enfatizou o presidente do ACP.
Ouvido pela Lusa, o vereador com o pelouro do Desporto do município da Figueira da Foz, Manuel Domingues – que, anteriormente, já tinha aludido às alterações ao traçado da superespecial, nomeadamente a colocação de três rotundas no interior do chamado parque de estacionamento das Gaivotas e a deslocação do salto para a avenida de Espanha – disse que todo o acesso público ao traçado vai ser fechado e pago.
Para além das quatro bancadas disponíveis para o público, cujos bilhetes custam 30 euros por pessoa (15 euros para crianças entre os 8 e os 14 anos e gratuito dos 3 aos 7 anos, embora sem direito a lugar sentado), haverá um bilhete de peão, em redor do circuito de 2,94 quilómetros, com um custo unitário de 10 euros (5 euros para crianças).

Maio 7, 2024 . 17:00

Partilhe este artigo:

Junte-se à conversa
0

Espere! Antes de ir, junte-se à nossa newsletter.

Comentários

Fundador: Adriano Lucas (1883-1950)
Diretor "In Memoriam": Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: Adriano Callé Lucas
94 anos de história
bubblecrossmenuarrow-right