ULS da Região de Leiria disponibiliza Sistema de Atendimento e Resposta Ágil
A Unidade Local de Saúde da Região de Leiria (ULSRL) já disponibiliza o Sistema de Atendimento e Resposta Ágil (SARA), disponíveis em 14 unidades de Cuidados de Saúde Primários, pretendendo implementar em todas a curto prazo.
O SARA é um sistema que facilita o atendimento nas unidades do Serviço Nacional de Saúde, através da funcionalidade ‘callback’, que consiste no registo do número de telefone do utente quando a chamada não é atendida, devendo a unidade retornar sempre a chamada, num curto espaço de tempo.
Este sistema de atendimento oferece ainda ao utente diversas opções, como agendamento de consultas para o dia ou em data programada, a possibilidade de renovação de receitas, entre outras, esclarece a ULSRL em comunicado enviado ao nosso jornal.
“Uma das queixas recorrentes dos nossos utentes tem sido a dificuldade no atendimento telefónico, sobretudo nas unidades de Cuidados de Saúde Primários. Com a colocação do SARA nas várias unidades, o atendimento está mais facilitado e simplifica o contacto dos utentes com o seu centro de saúde, além de disponibilizar mais possibilidades na resolução de dificuldades e de ser mais célere”, explica Alexandra Borges, vogal executiva do Conselho de Administração da Unidade Local de Saúde da Região de Leiria, citada na nota informativa.
De referir que o Sistema de Atendimento e Resposta Ágil é um projeto desenvolvido pelos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde, ao abrigo do Plano de Recuperação e Resiliência, na componente da Transição Digital na Saúde.