Forum Romano “engrandece sentimento de pertença e identidade” dos habitantes de Ansião
O Complexo Monumental de Santiago da Guarda, que integra o único monumento nacional classificado do concelho de Ansião, prepara-se para receber mais uma edição do Forum Romano, um evento que, ano após ano, reafirma a sua importância na promoção cultural e histórica da região.
“Sempre que alguém visita o espaço fica deslumbrado com este tesouro tão bem preservado e que se mostra agora de uma forma ainda mais cativante, depois do monumento conhecer recentes obras de musealização, que vieram possibilitar a sua interpretação de forma autónoma, ao mesmo tempo que melhorou as acessibilidades ao espaço”, sublinhou a vereadora da Cultura, Cristina Bernardino.
A partir da tarde do dia 7 de setembro, sábado, irá ser possível vivenciar o ‘modus operandi’ romano, recriando o tempo em que este povo habitou por aquelas terras.
O Forum Romano, que decorre entre os dias 7 e 8 de setembro, abre com um seminário que irá abordar o tema do ‘Lazer no Tempo dos Romanos’, que será aprofundado por especialistas que estudam estes temas.
“Este ano, procuramos acrescentar um momento de demonstração da gastronomia e do vinho, com o chef Rui Lopes e o escanção Paulo Vale, que irão transportar-nos para aquele ambiente lúdico onde o que se coloca na mesa também conta uma história sobre usos que perduram até aos dias de hoje”, revela a vereadora com o pelouro da Cultura, garantindo a presença de “um ambiente” de festa, com “muita animação e boas iguarias ali trazidas pelas associações culturais e que irão ser servidas durante o fim de semana, a partir de sábado à noite”.
Já para domingo, dia 8, Cristina Bernardino destaca as ‘Romaníadas’, jogos lúdicos entre freguesias, “cujas equipas irão proporcionar momentos muito divertidos e que resultam num convívio saudável de entreajuda e muita alegria partilhada”.
Na perspetiva da vereadora da Cultura, o Forum Romano “é um momento que engrandece o sentimento de pertença e de identidade dos habitantes do concelho de Ansião”.
“Ao darmos visibilidade ao património romano, temos a noção de como este é, e pode ser ainda mais, um motivo de orgulho para os ansianenses. E por sabermos da importância do que o monumento encerra, é também uma oportunidade a de dá-lo a conhecer a quem nos visita”, salientou.
Considerando que este evento se “reveste de crucial importância” para uma maior atratividade de visitantes, não só a Santiago da Guarda mas a todo o concelho, Cristina Bernardino acredita que quem se desloca ao Forum Romano irá regressar para “melhor apreciar outros pontos de interesse cultural e natural”, que Ansião tem para oferecer.
Produtores e artesãos locais e regionais, espetáculos de fogo, teatro, artes circenses, música, cetraria, artes e ofícios, e jogos são outras das atrações do evento.
O município espera que mais de duas mil pessoas visitem Ansião durante os dois dias de Forum Romano.