Alvaiázere reforça com 700 mil euros compromisso com o setor educativo
Em nota de imprensa, a Câmara liderada por João Paulo Guerreiro, reafirma a Educação como “um pilar estratégico para o desenvolvimento sustentável do concelho, essencial na formação de cidadãos responsáveis e na construção de um futuro promissor”. Assim, para o ano letivo de 2024/2025, o município de Alvaiázere alocou cerca de 700 mil euros num conjunto abrangente de apoios socioeducativos, visando “assegurar condições equitativas de acesso à educação e apoio às famílias do concelho”. “Este investimento reflete a determinação do município em garantir um ambiente educativo inclusivo e de qualidade para todos os estudantes”, afirma o executivo.
Para além dos apoios socioeducativos, entre as medidas de destaque, está o projeto de requalificação da Escola Básica e Secundária Dr. Manuel Ribeiro Ferreira, atualmente em fase de concurso. “Esta intervenção sublinha o compromisso do executivo em melhorar as infraestruturas educativas, dotando a escola de um ambiente moderno, seguro e funcional, preparado para proporcionar uma experiência educativa de excelência”. Segundo a Câmara, a execução da obra “será acompanhada de forma rigorosa para garantir a sua conclusão célere, mantendo o rigor da obra”. Esta “é a maior obra de investimento público executada no concelho com o valor total de sete milhões de euros”.
Adicionalmente, o município investiu na renovação da frota municipal, com a aquisição de um novo autocarro de 50 lugares e uma carrinha de nove lugares, num valor total de aproximadamente 365 mil euros. “Esta iniciativa reflete a preocupação do executivo em promover uma gestão responsável e sustentável dos recursos públicos, assegurando a excelência nos serviços prestados”, esclarece o município, acrescentando que no âmbito da digitalização, o acesso aos estabelecimentos escolares foi modernizado com a introdução do Cartão Municipal Escolar, que pode ser carregado através de MB Way, Payshop ou Multibanco, facilitando o pagamento e aquisição de bens nas instalações escolares.
O município expandiu também o PIPSE – Programa Intermunicipal de Promoção do Sucesso Escolar, com um aumento das horas de acompanhamento personalizado para crianças do pré-escolar e do 1º ciclo do ensino básico, como forma de resposta “na deteção precoce de riscos e na intervenção preventiva, promovendo a saúde mental, o bem-estar físico e psíquico, e o desenvolvimento de competências pessoais e sociais”.
Para reduzir as desigualdades, o município assegura a alimentação totalmente gratuita no Ensino Pré-Escolar e no 1º Ciclo, abrangendo os lanches da manhã e da tarde, o almoço e um reforço alimentar para as crianças que permanecem na escola até mais tarde.
Na nota de imprensa, a Câmara recorda a implementação do projeto Mypolis no ano letivo anterior como um programa piloto. “Dado o sucesso alcançado, este ano o projeto será ampliado para abranger todas as turmas do 2º e 3º ciclos, reforçando a educação participativa e a formação de cidadãos conscientes”, anunciou.