Fé juntou centenas de pessoas na romaria ao Senhor dos Milagres
Fé e devoção foram os sentimentos destacados pelas centenas de devotos e visitantes que voltaram à tradicional Romaria ao Senhor Jesus dos Milagres. O evento secular realizou-se na segunda-feira passada nos Milagres, concelho de Leiria.
A missa solene campal, que decorreu junto ao Santuário dos Milagres, juntou várias pessoas oriundas de concelhos vizinhos e também de outros pontos do país, para assistirem à celebração. Também os tradicionais andores marcaram presença na iniciativa religiosa, o que deu a possibilidade a todos os presentes de participar na procissão, que se seguiu à missa.
Em declarações ao nosso jornal o presidente da Junta de Freguesia dos Milagres, Mário Gomes, afirmou terem estado “muito mais pessoas este ano do que no ano passado”, não conseguindo estimar o número certo de pessoas presentes na segunda-feira à tarde, na procissão do Santíssimo Sacramento.
“Esta procissão significa muito para os populares, significa que a tradição aqui ainda é o que era. Não há dúvidas que o dia de hoje [segunda-feira] é um dia especial para a população da freguesia”, declarou ao nosso jornal.
Em conversa com alguns populares, várias foram as pessoas que admitiram que “a procissão já não é o que era” porque “há cada vez menos pessoas a participar na romaria”. Mário Gomes discorda: “É lógico que antigamente vinham algumas pessoas da zona de Aveiro, que continuam a vir, mas hoje bastante menos do que aquilo que era. Mas eu não concordo muito também com isso, porque hoje [segunda-feira] estão aqui bastantes pessoas. O espaço é que talvez esteja organizado de outra forma e as pessoas não estão tanto em monte”, referiu.
Para continuar a ler este artigo
nosso assinante:
assinante: