Rafael Cardeira fecha rali em Chaves no top 5
No regresso de Rafael Cardeira e Luis Boiça ao Campeonato de Portugal de Ralis, a disputa no Rali da Água Transibérico Eurocidade Chaves-Verin adivinhava-se dura e competitiva, tal como o nível atual do Campeonato de Portugal de Ralis 2 Rodas Motrizes (CPR 2RM). A equipa do Peugeot 208 Rally4 trazia vontade e ritmo para um melhor resultado, acabando por concluir a prova no 5.º posto do CPR 2RM e no 4.º lugar na Peugeot Rally Cup Portugal.
Na penúltima prova do Campeonato de Portugal de Ralis, o piloto da Marinha Grande trazia a mira apontada para a vitória, no entanto, uma primeira etapa com alguns erros que baixaram o andamento, acabaria por colocar de lado as hipóteses de luta pelos lugares cimeiros nas duas rodas motrizes.
"Foi uma operação que sabe a pouco, temos de trabalhar mais para nos mantermos competitivos neste super-campeonato", começou por dizer Rafael Cardeira.
Apenas a meio da segunda etapa é que os tempos indicaram um ritmo mais forte por parte da equipa face à concorrência, acabando, ainda assim, por não ser suficiente para subir na tabela classificativa. "Foi uma prova onde nunca conseguimos encontrar o nosso ritmo, sendo que queremos virar as coisas a nosso favor no Rali Vidreiro, aproveitando o conhecimento do terreno, para terminarmos o campeonato numa nota positiva", indicou ainda o atleta do Sporting Clube de Portugal.
Até ao final da temporada, Rafael Cardeira tem ainda três desafios entre mãos: o primeiro será a competição integrada no Motorshow Leiria Sobre Rodas, seguindo-se o Rali Vidreiro Centro de Portugal, última prova do Campeonato de Portugal de Ralis e, para fechar o ano, irá deslocar-se a Valência para representar Portugal nos FIA Motorsport Games.
Chaves não sorriu a Ernesto Cunha
Com um bom ritmo após a vitória no Constálica Rallye Vouzela e Viseu, Ernesto Cunha e Rui Raimundo procuravam o top 5 no Rali da Água Transibérico Eurocidade Chaves-Verin, de forma a manterem uma boa posição no Campeonato de Portugal de Ralis. Infelizmente, uma pequeno toque na PEC5 impossibilitou o regresso da equipa à estrada, obrigando à desistência.
A entrada de Ernesto Cunha no rali era promissora, sendo que as primeiras Especiais colocavam a equipa do Skoda Fabia Rally2 Evo na sexta posição do Campeonato de Portugal de Ralis. Com um andamento elevado e em busca da evolução na tabela classificativa, uma pequena saída de estrada na PEC5 originou danos na manga de eixo, que não permitiram o regresso à competição.
"Numa zona muito rápida tivemos uma ligeira saída e demos um toque com uma das rodas da frente, o que partiu os parafusos de apoio da manga de eixo. Não foram danos substanciais, mas como não conseguimos reparar durante a Especial, fomos mesmo obrigados a desistir", indica Ernesto Cunha.
"Sentimo-nos bastante confortáveis com o Skoda desde os primeiros quilómetros de prova, mas os ralis têm este grau de imprevisibilidade. Resta-nos agora mudar o foco para o Vidreiro, onde queremos fechar a época da melhor forma”, referiu ainda o antigo Campeão de Portugal de Ralis 2RM, a residir na Marinha Grande.
Como referido, o foco de Ernesto Cunha vira-se agora para o Rali Vidreiro Centro de Portugal, a última prova do Campeonato de Portugal de Ralis que irá acontecer a 11 e 12 de outubro na região de Alcobaça, Marinha Grande e Pombal..|