Centenas de voluntários participam em ações de limpeza costeira
A partir de sábado, centenas de voluntários e várias Organizações Não-Governamentais vão associar-se ao Dia Internacional de Limpeza Costeira, participando em ações de limpeza subaquática e nas zonas costeiras de Portugal durante uma semana.
Esta campanha decorre pelo sexto ano consecutivo, com ações de limpeza no Parque Natural Marinho do Recife do Algarve, juntando associações, Organizações Não-Governamentais , escolas, centros de mergulho, escolas de surf e bodyboard, sociedade civil, municípios e juntas de freguesia por todo o país.
Esta iniciativa junta a Associação Oceano Azul, a Comissão Europeia e o Parlamento Europeu, com o objetivo comum de “mobilizar o país em prol do ambiente e dar a conhecer as várias organizações da sociedade civil que durante todo o ano se dedicam à proteção e conservação do oceano” [Atlântico].
A organização declara ainda que esta iniciativa “consolida a posição de liderança de Portugal na mobilização da sociedade civil em prol do ambiente a nível europeu, representando mais de metade de todas as ações registadas na campanha europeia ‘#EUBeachCleanup’”.
Estão previstas mais de 200 ações de limpeza em todo o país até ao dia 29 de setembro.