Última Hora
Pub

Festival de Jazz evoca origens na 10.ª edição

Edição que arranca hoje fica marcada pela mescla de artistas e diversidade de palcos

A décima edição do Festival de Jazz da Marinha Grande arranca hoje, com uma programação de cinco concertos que evoca as origens ligadas ao associativismo.
Orquestra de Jazz de Matosinhos, Jeffery Davis a solo e as formações de Mário Delgado, Eduardo Cardinho e Francisco Gomes vão atuar na Marinha Grande até ao início de outubro, numa edição marcada pela mescla de artistas e diversidade de palcos.
“O festival de jazz teve início em algum tecido associativo, nomeadamente no Sport Operário Marinhense. Portanto, nesta décima edição, era muito importante que retornasse onde começou e que houvesse esta ligação, quer a outros locais da cidade, e não só ao Teatro Stephens, quer ao tecido associativo”, explicou à agência Lusa o programador do festival e diretor do teatro da Marinha Grande, Carlos Veríssimo.
Pelo Auditório José Vareda, do Sport Operário Marinhense, e também pelo Museu Joaquim Correia, passam alguns concertos deste ano, num sinal “daquilo que poderá ser o futuro”, alargando o festival “a outros locais, não só na Marinha Grande, mas também a outras localidades do concelho”.
Segundo Carlos Veríssimo, o programa foi definido para conter “alguns artistas de referência” e “artistas emergentes, quer da Marinha Grande, quer da cena nacional, e um nome internacional, que está em Portugal”, no caso Jeffery Davies.
A intenção “não foi tanto a uniformização de um programa estético, mas termos assim uma oferta mais eclética, que possa atrair bastante público da área do jogo”.
No futuro, o município da Marinha Grande, que promove o festival, pretende envolver na direção artística instituições da região: “Esse será o passo seguinte, ou seja, interessar mais pessoas, que essas pessoas e essas instituições e agentes culturais da região também se empenhem, e que num futuro próximo também possam tomar conta um pouco do festival, torná-lo deles”.
Neste ponto de viragem do festival, “era importante respeitar o que foi feito até aqui, mas também lançar uma base para alguma coisa que seja uma ideia de futuro”, concluiu Carlos Veríssimo.
O Festival de Jazz da Marinha Grande começa com o trio do guitarrista Mário Delgado, que apresenta no Auditório José Vareda, hoje, ‘Filactera’, lançado em 2002.
Ainda neste primeiro fim de semana, no sábado à tarde, o Museu Joaquim Correia recebe o vibrafonista Jeffery Davis.
No dia 28 de setembro, o Francisco Gomes Quinteto apresenta-se no Auditório José Vareda, e no dia 29 a Orquestra Jazz de Matosinhos atua no Teatro Stephens, com direção de Pedro Guedes.
A fechar o festival, dia 1 de outubro o Auditório José Vareda recebe o quinteto do vibrafonista Eduardo Cardinho, que leva à Marinha Grande o mais recente projeto, ‘Not far from paradise’

Setembro 20, 2024 . 10:00

Partilhe este artigo:

Junte-se à conversa
0

Espere! Antes de ir, junte-se à nossa newsletter.

Comentários

Fundador: Adriano Lucas (1883-1950)
Diretor "In Memoriam": Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: Adriano Callé Lucas
94 anos de história
bubblecrossmenuarrow-right