Rússia preparou complexo para testes em resposta a ações de EUA
A Rússia anunciou hoje ter preparado para realizar testes, as instalações do complexo nuclear de Nova Zemlya, no Ártico, local do último teste atómico soviético, em 1990, em resposta às medidas adotadas pelos Estados Unidos.
O contra-almirante Andrei Sinitsin, que dirige o complexo situado no arquipélago ártico, disse ao diário Rossiskaya Gazeta:
“O complexo está preparado para a retomada das atividades de testes em grande escala. Está totalmente pronto (…). O pessoal está preparado. Quando chegar a ordem, em qualquer momento, podemos iniciar o ensaio”
O responsável militar sublinhou que se as autoridades russas decidirem retomar os testes, essa ordem “será cumprida no prazo temporal previsto”.
Ao mesmo tempo, Riabkov salientou que a posição russa em relação a testes nucleares não se alterou desde que, em novembro de 2023, o Presidente russo, Vladimir Putin, assinou a lei que revogou a ratificação do Tratado de Proibição Total de Testes Nucleares.
Putin avisou recentemente que, se o Ocidente der ‘luz verde’ a Kiev, “isso significará que os países da Organização do Tratado do Atlântico-Norte, os Estados Unidos e os países europeus estarão em guerra com a Rússia”.
Alguns políticos e analistas russos instaram nos últimos meses o Kremlin a aprovar um teste nuclear como advertência ao Ocidente pelo fornecimento de armamento à Ucrânia.