Mais de 300 filmes de 43 países no Festival Internacional de Cinema de Turismo
Mais de 300 filmes, de 43 países, estarão a concurso na 17.ª edição do ART&TUR – Festival Internacional de Cinema de Turismo, na Lousã, em quatro dias do mês de outubro, revelou a organização.
“Temos este ano filmes de 43 países e cinco competições ao mesmo tempo: duas competições para filmes submetidos ao concurso, competição nacional e internacional, mas para além disso o ART&TUR contribui para a produção de conteúdos que valorizam o local onde acontece, com o Art&Factory, pela primeira vez o Art& Storytelling e o Blogging”, destacou o diretor do Festival ART&TUR, Francisco Dias.
A 17.ª edição do ART&TUR - Festival Internacional de Cinema de Turismo decorre na vila da Lousã, no distrito de Coimbra, de 22 a 25 outubro. Ao todo, concorrem 302 filmes, de 43 países, sendo cerca de metade de nacionalidade portuguesa.
Durante a conferência de imprensa de apresentação do evento, que decorreu ontem, no Teatro Municipal da Lousã, Francisco Dias explicou que o Festival terá um júri nacional e internacional, sendo este último dirigido pelo artista digital Aldo di Russo.
“São 44 peritos das várias áreas, de 24 nacionalidades e de cinco continentes. O júri tem 15 pessoas com doutoramento e teremos connosco um Óscar de Hollywood de 2012”, indicou.
Aos jornalistas, o também vice-presidente da CPFC – Centro de Portugal Film Commission disse ainda que nos três primeiros dias “a porta está aberta a toda a gente”, ficando para a tarde do último dia a cerimónia de entrega dos prémios (total de 67).
A programação foi organizada por sessões temáticas de filmes finalistas, antecedidas por mesas redondas, sendo no primeiro dia a língua oficial o português e nos restantes o inglês.
Já o presidente da Turismo Centro de Portugal, Raul Almeida, evidenciou a importância deste evento “não só para a região, mas também para o país”, realçando a grande participação nacional e internacional.
“Vão ficar aqui na nossa Região Centro, na Lousã, três ou quatro dias. Criam toda uma dinâmica na região e uma notoriedade para a marca da Região Centro, pelo impacto que o festival tem na comunicação social, não só nacional como internacional”, sustentou, acrescentando ainda que o sucesso de um desses filmes, gravado nesta zona do território, também pode ser um atrativo para se conseguir mais turistas.
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