Última Hora
Pub

Falhas dos serviços secretos no atentado contra Trump eram evitáveis

A conclusão da comissão do Senado norte-americano que investiga a tentativa de assassinato de Donald Trump é a de que os serviços secretos cometeram falhas previsíveis

Uma comissão do Senado norte-americano que investiga a tentativa de assassinato do candidato presidencial Donald Trump em julho concluiu que os serviços secretos cometeram múltiplas falhas previsíveis e evitáveis, segundo um relatório intercalar divulgado hoje.

As conclusões da Comissão de Segurança Interna e Assuntos Governamentais do Senado são semelhantes às da investigação interna da agência de segurança e de uma investigação bipartidária em curso na Câmara dos Representantes.

A comissão bipartidária do Senado encontrou várias falhas em quase todos os níveis antes do tiroteio em Butler, Pensilvânia, incluindo no planeamento, comunicações, segurança e atribuição de recursos, estando estas “diretamente relacionadas com os acontecimentos que resultaram na tentativa de assassinato.

“As consequências dessas falhas foram terríveis”, disse o presidente democrata da Comissão de Segurança Interna, o senador Gary Peters, do Michigan, citado pela agência noticiosa norte-americana AP.

Os investigadores descobriram que não havia uma cadeia de comando clara entre os serviços secretos e outras agências de segurança, nem um plano de cobertura do edifício de cujo telhado o atirador disparou.

Os investigadores concluíram que os serviços secretos foram notificados sobre um indivíduo no telhado do edifício aproximadamente dois minutos antes de o atirador Thomas Matthew Crooks abrir fogo.

A Câmara de Representantes também está a investigar uma segunda tentativa de assassinato de Trump no início de setembro, quando foi detido um homem com uma espingarda que estava escondido no campo de golfe do clube do candidato na Florida.

Setembro 25, 2024 . 12:49

Partilhe este artigo:

Junte-se à conversa
0

Espere! Antes de ir, junte-se à nossa newsletter.

Comentários

Fundador: Adriano Lucas (1883-1950)
Diretor "In Memoriam": Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: Adriano Callé Lucas
94 anos de história
bubblecrossmenuarrow-right