ONU aumenta apoio para pessoas que fogem do Líbano para a Síria
A ONU declarou hoje que está a aumentar o apoio para milhares de famílias libanesas e sírias que estão em fuga do Líbano para a Síria, devido aos ataques aéreos israelitas contra o Hezbollah ao território libanês.
A Agência das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR) afirmou num comunicado que está “a aumentar o seu apoio para o número crescente de pessoas deslocadas” no Líbano.
“Milhares de famílias libanesas e sírias estão a fugir em desespero do Líbano para a Síria, enquanto os ataques aéreos israelitas continuam a ter um impacto devastador na vida dos civis”.
Centenas de veículos estão retidos na fronteira do Líbano com a Síria, afirmou o ACNUR, sublinhando que “muitas pessoas também estão a chegar a pé, levando consigo o que podem”.
“Uma multidão de pessoas – incluindo mulheres, crianças pequenas e bebés – aguarda numa fila na fronteira para tentar atravessar, depois de terem passado a noite ao ar livre, apesar da descida das temperaturas. Algumas dessas pessoas ficaram feridas nos recentes ataques” israelitas, diz o comunicado.
Segundo o comunicado, o ACNUR e os seus parceiros, incluindo o Crescente Vermelho sírio, estão presentes nos postos de fronteira, fornecendo alimentos, água, cobertores e colchões aos recém-chegados e encaminhando-os para os serviços de apoio disponíveis quando chegam à Síria.
Segundo as autoridades libanesas, mais de 27 mil pessoas foram deslocadas nas últimas 48 horas, um número que está a crescer a cada momento, além das centenas de mortos e feridos causados pelos bombardeamentos israelitas.