Visita guiada e peddy-paper assinalam aniversário do Moinho do Papel
O Moinho do Papel celebra 15 anos com várias atividades a decorrer amanhã. Segundo o programa divulgado pelo município, pelas 10h00, realiza-se uma visita guiada relacionada com o tema ‘Era uma vez um moinho de água’. Mais tarde, às 14h30, é realizado o peddy-paper ‘À descoberta do Moinho do Papel’. A participação é gratuita, mediante inscrição.
O Moinho do Papel situa-se na antiga Rua da Fábrica, na margem esquerda do rio Lis, próximo do núcleo urbano da cidade de Leiria, que data do século XIII.
É um espaço museológico, ligado à aprendizagem de artes e ofícios tradicionais relacionados com o papel e o cereal e resulta de um projeto de recuperação e reabilitação levado a cabo por uma equipa multidisciplinar (desde o reconhecido arquiteto Álvaro Siza Vieira aos técnicos do município), com o objetivo de preservar a memória de artes e ofícios tradicionais inerentes a este património sociocultural. Na História de Portugal, o Moinho do Papel ainda um papel muito importante. Foi em Leiria que, pela primeira vez, foi impresso o ‘Almanach Perpetuum’, de Abraão Zacuto, uma obra de caráter científico que terá sido usada pelos navegadores portugueses nos descobrimentos.