Gonçalo Lopes vence Federação Distrital de Leiria do PS
O presidente da Câmara de Leiria, Gonçalo Lopes, venceu as eleições para a Federação Distrital do PS, com 58,5% dos votos, derrotando a ex-secretária de Estado das Pescas Teresa Coelho.
Gonçalo Lopes obteve 696 votos, contra os 494 votos da adversária, Teresa Coelho, adiantou fonte do Partido Socialista.
O novo líder da federação socialista de Leiria, que, entre 2009 e 2019, foi vereador na Câmara de Leiria, cuja presidência assumiu em agosto daquele ano, sucede no cargo a Walter Chicharro, ex-presidente da Câmara da Nazaré e atual deputado, num mandato de dois anos.
Após conhecer os resultados, Gonçalo Lopes disse à agência Lusa que é “uma vitória expressiva”, que mostra que venceu na maioria das concelhias, “o que aumenta o peso da responsabilidade da governação”.
O antigo presidente da concelhia de Leiria sublinhou que o “grande objetivo é vencer as eleições autárquicas” de 2025, conquistando o maior número de câmaras e de juntas de freguesia.
Outra das metas de Gonçalo Lopes, de 48 anos, natural de Leiria e licenciado em Economia, que venceu as últimas autárquicas com maioria, é “unir o PS, continuando a promover uma atitude dialogante e uma participação cívica interna e externa”, “com o objetivo de atrair mais pessoas ao PS”.
Também tinham anunciado candidaturas à federação o presidente da União de Freguesias de Marrazes e Barosa, Paulo Clemente, e a presidente da Federação das Mulheres Socialistas do Distrito de Leiria, Cláudia Avelar. Ambos desistiram a favor de Gonçalo Lopes.
Nas últimas eleições autárquicas, em 26 de setembro de 2021, o PSD foi o partido mais votado, mas conquistou o mesmo número de câmaras que o PS.
O PSD governa em Alvaiázere, Alcobaça, Pedrógão Grande, Porto de Mós, Pombal e Óbidos, enquanto o PS lidera Castanheira de Pera, Ansião, Figueiró dos Vinhos, Bombarral, Nazaré e Leiria. Movimentos independentes ganharam Batalha, Caldas da Rainha, Marinha Grande e Peniche.