“Um dos grandes problemas dos bombeiros é a falta de recursos humanos”
Os Bombeiros Voluntários do Bombarral celebram 100 anos no próximo sábado. Pedro Lourenço, comandante da corporação, assume que a “prenda ideal” seria mais recursos humanos.
“Um dos grandes problemas dos bombeiros é a falta de recursos humanos. Não vale a pena termos equipamentos ou veículos, se não tivermos pessoas para os operar. A melhor prenda seria, sem dúvida, ter pessoas para virem para os bombeiros e desempenharem esta missão”, declara o comandante, em entrevista ao nosso jornal.
Pedro Lourenço sublinha a importância de incentivos por parte do Estado para atrair mais voluntários. “Nós fazemos campanhas de recrutamento, mas o Estado poderia ajudar, nomeadamente com uma carreira digna para os funcionários das instituições humanitárias e corpos de bombeiros”, completa.
Além disso, o comandante mencionou outras medidas, como “alguma bonificação de tempo para a reforma” e “uma compensação, mesmo que simbólica, porque no fundo substituem aquilo que é uma obrigação do Estado e fazem-no de forma voluntária”.
Para continuar a ler este artigo
nosso assinante:
assinante: