UE mobiliza ajuda humanitária de 30 ME ao Líbano
A União Europeia (UE) mobilizou hoje 30 milhões de euros para ajuda humanitária ao Líbano, devido ao conflito entre o grupo xiita libanês Hezbollah e Israel, anunciou a Comissão Europeia, admitindo estar “extremamente preocupada” com um alargamento regional.
A presidente da instituição, Ursula von der Leyen, afirmou estar “extremamente preocupada com a constante escalada das tensões no Médio Oriente”.
“Todas as partes devem fazer tudo o que estiver ao seu alcance para proteger as vidas de civis inocentes”, apela a responsável, apontando que a ajuda humanitária hoje anunciada visa garantir “que os civis recebem a tão necessária assistência durante este período tão difícil”.
Ursula von der Leyen sublinha:
“Continuamos a apelar a um cessar-fogo na fronteira com o Líbano e em Gaza, bem como à libertação de todos os reféns”
A verba hoje mobilizada pela UE vem juntar-se aos 10 milhões de euros já anunciados em 29 de setembro, elevando o total da ajuda humanitária europeia ao país para mais de 104 milhões de euros este ano.
Este novo pacote de ajuda de emergência fornecerá assistência alimentar urgente, abrigo e cuidados de saúde, entre outros apoios essenciais, sendo que a Comissão Europeia também está a facilitar a prestação de assistência material a Beirute através do Mecanismo de Proteção Civil da UE.
O conflito desencadeou uma deslocação sem precedentes da população no Líbano, tendo já provocado milhares de vítimas e feridos entre os civis.