Programa Centro 2030 com 21 ME para apoiar micro e pequenas empresas da região
O Programa Regional Centro 2030 abriu sete concursos com uma dotação de 21 milhões de euros (ME) de fundos europeus para apoiar micro e pequenas empresas, anunciou hoje a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC).
"Serão apoiados projetos de investimento de pequena dimensão para a criação de micro e pequenas empresas e para a expansão ou modernização da sua atividade, enquadrados nos investimentos territoriais integrados, geridos pelas comunidades intermunicipais (CIM) da região Centro", explicou o organismo, em comunicado.
Segundo a nota, o Sistema de Incentivos de Base Territorial tem como principal objetivo apoiar projetos que promovam o emprego e a modernização e resiliência das economias locais.
Podem candidatar-se projetos para criação, expansão ou modernização de micro e pequenas empresas, com pelo menos cinco anos de atividade, designadamente através do aumento de produção, integração em cadeias de valor e expansão de redes empresariais ou outros projetos de ganhos de escala.
A presidente da Comissão Diretiva do Centro 2030, Isabel Damasceno, explicou que os "apoios vêm complementar os instrumentos de apoio ao investimento empresarial, agora dirigidos a projetos de pequena escala, mas que são relevantes para as estratégias de desenvolvimento das Comunidades Intermunicipais, pelo seu impacto em setores e cadeias de valor prioritários para as economias locais e para o emprego".