Festival é “fulcral” para a estratégia de desenvolvimento de Alvaiázere
Alvaiázere é conhecido como a capital do chícharo. Que importância assume este festival gastronómico para o concelho, nomeadamente para a cultura e economia local?
É fulcral para aquilo que é a nossa estratégia de desenvolvimento turístico e também económico. É um evento já com mais de 20 anos, que foi ganhando a sua própria identidade, o seu próprio espaço, e é um vetor de divulgação do território, da nossa gastronomia, da nossa cultura, que cada vez mais, ou cada ano que passa, vai atraindo mais gente, vai gerando mais dinâmica, e com isso vai beneficiando os agentes económicos, principalmente na área do turismo, inclusive de Alvaiázere.
E de que forma é que o festival ajuda a promover a identidade e o turismo no território?
De uma forma muito particular. Para além do cartaz de artistas, que por norma atrai muita gente, temos uma série de atividades características. Temos passeios turísticos de buggy, que levam os visitantes aos lugares mais característicos da região, aos lugares mais históricos, onde nós temos património natural e cultural muito interessante, e temos esta atividade que, no fundo, faz dispersar os visitantes ali do recinto do evento para o resto do concelho. Temos o nosso passeio de clássicos, também já é tradicional, temos um passeio de bicicletas antigas, que também cada vez vai atraindo mais gente, e temos o nosso concurso de montras, ruas, varandas, que vai animando e envolvendo toda a comunidade.
As ruas e os locais do concelho também ficam diferentes durante esta altura, também devido a este concurso.
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