Municípios distinguidos com excelência nas áreas da Educação e da Cultura
Os municípios de Pedrógão Grande, Alvaiázere e Óbidos foram recentemente distinguidos, entre outras câmaras, com o ‘Prémio Excelência Autárquica’ nas áreas da Educação, Cultura e Ação Social.
A Câmara Municipal de Pedrógão Grande recebeu o Prémio de Excelência Autárquica nas categorias de Ação Social, com o Programa Natalidade e Infância que apoia crianças dos 0 aos 36 meses residentes no concelho há pelo menos um ano; Cultura com o Festival Literário ‘Miscellanea’, que incentiva a leitura e a escrita em Pedrógão Grande, com referência à história e cultura locais; Educação, com o Prémio Mérito Escolar Cívico que reconhece alunos dedicados ao estudo e à cidadania; e, por último, na categoria Turismo, com o programa ‘Nautical Seasons-Summer, Winter e Spring’, que decorre durante todo o anos, com atividades para a comunidade local e visitantes.
Por sua vez, o município de Alvaiázere foi distinguido com o Prémio Excelência Autárquica na área da Cultura, com o programa Cinema de Alvaiázere. “A oferta de sessões regulares de cinema, com tecnologia de última geração, como projeção 4K e som Dolby Digital, proporciona à população uma experiência cinematográfica de elevada qualidade. Esta infraestrutura cultural tem desempenhado um papel crucial na diversificação da oferta cultural”, lê-se numa nota enviada.
“Este prémio é o reflexo de um trabalho contínuo, em que nos empenhámos em tornar a cultura acessível a todos. Queremos que a cultura seja um direito, e não um privilégio, e o Cinema Municipal tem sido um meio fundamental para concretizar essa visão”, declara João Paulo Guerreiro, presidente da Câmara Municipal de Alvaiázere.
Citado numa nota informativa, o autarca sublinha a ambição de continuar este percurso de excelência: “Este prémio motiva-nos a continuar a inovar e a apostar numa oferta cultural ainda mais abrangente e inclusiva. O nosso objetivo é que continuemos a ser um exemplo de boas práticas no panorama cultural, reforçando a nossa posição como um concelho atrativo, dinâmico e sustentável”.
Já o município de Óbidos foi distinguido na área da Cultura e Educação com o projeto ‘Bosque Literário’, uma iniciativa desenvolvida pela Biblioteca Municipal que, de forma itinerante, conta histórias através da leitura, mas também da música e da performance teatral, e ainda, com o programa ‘Férias Ativas’, que “muito orgulha a autarquia nomeadamente o seu setor do Desporto, Juventude, Saúde e Bem-Estar”, destaca a vereadora com os respetivos pelouros, Margarida Reis.
“Ao dar visibilidade e reconhecer a qualidade destas iniciativas com os respetivos prémios e reconhecimentos, não só se enaltecem as boas práticas, como também se potencia, através da partilha, que as autarquias sigam e adotem exemplos de sucesso, adaptando-os às suas realidades específicas”, revelam os municípios.
O Prémio de Excelência Autárquica tem como objetivo sublinhar a importância de políticas públicas que, além de melhorarem a qualidade de vida dos cidadãos, contribuem para o desenvolvimento sustentável dos territórios.
A cerimónia realizou-se no Europarque, em Santa Maria da Feira e contou com a presença de representantes de várias câmaras municipais, dirigentes e especialistas em gestão pública, que destacaram a relevância de reconhecer o trabalho árduo e inovador das autarquias na promoção do desenvolvimento local e na melhoria contínua das condições de vida das suas comunidades.
O II Congresso da Cidade Social, onde se inseriu esta cerimónia, proporcionou um espaço de “partilha e debate sobre as mais recentes tendências e desafios da gestão autárquica em Portugal, promovendo a troca de ideias e a construção de soluções conjuntas para um futuro mais próspero e inclusivo”.