Coimbra acolhe primeiro Encontro Nacional de Canto a Vozes
Coimbra vai acolher este fim de semana, o primeiro Encontro Nacional de Canto a Vozes, em que estarão presentes 21 grupos, naquele que será um primeiro passo para uma candidatura a Património Mundial, afirmou A associação.
O evento, promovido pela Associação de Canto a Vozes Fala de Mulheres, conta juntar cerca de 300 pessoas, de 21 grupos do país, num momento e encontro e de celebração do canto polifónico a três ou mais vozes de mulheres, disse à agência Lusa Josefina Bouças, da direção da associação.
O encontro contempla oficinas nas manhãs de sábado e domingo, concertos na Baixa de Coimbra, na tarde de sábado, e mais tarde, no mesmo dia um concerto que junta todos os grupos, na antiga Igreja do Convento São Francisco, pelas 19:00.
Nesse concerto, todos os grupos de canto e pessoas que participaram na oficina serão desafiadas a cantar “Tia Baptista”, uma cantiga que é uma espécie de “hino da associação”, contou Josefina Bouças.
O encontro é também um momento de celebração da inscrição do canto a vozes de mulheres no inventário nacional do património cultural imaterial, pela Direção-Geral do Património Cultural, marcando também um primeiro passo para uma candidatura à classificação a Património Mundial pela UNESCO, referiu.
“O objetivo seguinte é chegar à UNESCO. O encontro serve como um primeiro passo e como ponto enriquecedor para constar na candidatura”, salientou.
As participações em oficinas de canto polifónico são gratuitas e abertas à população, mas obrigam à inscrição prévia através do email [email protected] ou através do número 917400836.