Festival Internacional do Órgão e da Música Sacra regressa ao Norte com 38 concertos
O Festival Internacional do Órgão e da Música Sacra regressa às igrejas do Grande Porto e do Norte de 19 de outubro a 1 de dezembro, com 38 concertos de 30 organistas de dez países, anunciou hoje a organização.
A quarta edição do Festival Internacional do Órgão e da Música Sacra (FIOMS) reúne 400 intérpretes, incluindo organistas, coros e orquestras "de renome internacional", salientando que os concertos vão acontecer em 33 igrejas de 11 municípios do Grande Porto e da região Norte, por onde vão passar obras de Bach, Pepping, Distler, Verdi, entre muitos outros compositores, adianta a organização no comunicado hoje divulgado.
“Nesta quarta edição, o FIOMS assume-se como o espaço onde a tradição encontra a inovação, onde o antigo é valorizado pelo novo, onde impera a descentralização e livre acesso à cultura, e onde o órgão e a Música Sacra são o íman de convergência de todos os caminhos, os tradicionais e os menos convencionais”, refere no texto o diretor artístico do FIOMS, Filipe Veríssimo.
A “epicentro do FIOMS” vai ser a cidade do Porto, que vai acolher 15 concertos em locais emblemáticos como a Sé Catedral, a Igreja da Lapa e a Igreja de São João Novo, estando programados concertos em igrejas da Maia, Valongo, Vila Nova de Gaia, Gondomar, Espinho, Vila do Conde, Amarante, Felgueiras, Oliveira de Azeméis e Arouca.
A organização destaca da programação a participação de “organistas de renome mundial como Cameron Carpenter, Juan de la Rubia, Winfried Lichtscheidel e Sophie Magnanini, além de colaborações com coros e orquestras", para obras "como o Requiem de Verdi”.
Os concertos do IV Festival Internacional do Órgão e da Música Sacra são de entrada gratuita.