Projeto Eco-Escolas entrega mais de 2 mil Bandeiras Verdes este ano
Mais de duas mil Bandeiras Verdes vão ser entregues na quinta-feira a várias escolas e projetos de educação ambiental de todo o país, no âmbito da festa do Programa Eco-Escolas, que decorre em Torres Novas, indicou hoje a organização.
“Este ano, em que o Programa Eco-Escolas completa 30 anos a nível internacional e 28 anos em Portugal, ultrapassámos pela primeira vez o marco das 2.000 Bandeiras Verdes Eco-Escolas”, afirmou a organização em comunicado, acrescentando que serão galardoadas como Eco-Escolas 2.021 escolas, de todos os graus de ensino, em 244 municípios.
Considerado o “maior encontro nacional na área da educação ambiental”, o Dia das Bandeiras Verdes é organizado pela Associação Bandeira Azul de Ambiente e Educação (ABAAE) e pelo município de Torres Novas (Santarém) e destina-se a todas as escolas galardoadas com a Bandeiras Verde 2024.
O evento começa às 09:00 com a Eco-Mostra, durante a qual os convidados podem participar em múltiplas atividades dinamizadas por entidades parceiras, período no qual serão entregues os prémios dos desafios 2023/24 e outras distinções, indica a Câmara de Torres Novas, em nota informativa.
Durante a tarde, vão atuar as cantoras Rita Red Shoes e Carolina de Deus e ao final do dia, cada escola irá receber a sua bandeira Eco-Escolas, “símbolo do compromisso que a escola assumiu em prol da educação para o desenvolvimento sustentável”, indica a ABAAE, tendo feito notar que “81% dos municípios do país já têm Eco-Escolas”.
O Eco-Escolas é um programa internacional da Foundation for Environmental Education presente em 82 países, que se baseia numa metodologia designada de “7 passos”, que incentiva a participação ativa das crianças e jovens na tomada de decisões e na implementação das diversas ações.