ULS da Região de Leiria recebeu dois médicos de Ortopedia da Bélgica e dos Países Baixos
A Unidade de Patologia do Joelho da Unidade Local de Saúde da Região de Leiria (ULSRL) recebeu, no Hospital de Santo André (HSA), em Leiria, dois médicos especialistas de Ortopedia, oriundos da Bélgica e dos Países Baixos.
Segundo refere a ULSRL, a visita integrou o programa europeu de Fellowship da Federation of Orthopaedic and Trauma Trainees in Europe (FORTE), dirigido a médicos internos e jovens cirurgiões, sendo a Cirurgia do Joelho um dos temas escolhidos para este ano e Portugal um dos países selecionados para acolher esta comitiva.
“Há dois anos que organizo este programa de Fellowship integrado na Federação Europeia de Internos e Jovens Especialistas de Ortopedia, que consiste na realização de um estágio de uma a duas semanas para visitar centros em Portugal”, explicou Luís Machado, médico ortopedista do Serviço de Ortopedia II e coordenador da Unidade de Patologia do Joelho da ULSRL, citado na mesma nota de imprensa.
Segundo Liuís Machado, os participantes “assistiram e participaram em vários procedimentos cirúrgicos e na discussão de casos clínicos de patologia complexa do joelho”.
De acordo com Luís Machado, os profissionais de saúde partilharam a sua experiência cientifica e técnica com os dois colegas internacionais, que terá tido “seguramente impacto positivo na sua prática clínica”.
“No primeiro dia dedicámo--nos ao tema da correção de deformidades e reconstruções do Ligamento Cruzado Anterior. No segundo dia, explorámos a substituição parcial do joelho, tendo decorrido diversos procedimentos de artroplastias unicompartimentais do joelho”, destacou, acrescentando que os participantes “puderam assistir e participar numa significativa variedade de procedimentos, alguns deles pouco frequentes e de complexidade técnica elevada”, frisou.