Governo da Madeira vai investir 11,5ME no programa "Descarbonizar"
O Governo Regional da Madeira vai investir 11,5 milhões de euros no programa “Descarbonizar” no âmbito da política de transição para uma mobilidade ambientalmente mais sustentável, disse hoje o secretário dos Equipamentos e Infraestruturas do arquipélago.
Pedro Fino falava no plenário do parlamento madeirense na apresentação do decreto legislativo regional que estabelece o regime jurídico do sistema de incentivos à descarbonização dos transportes terrestres da Madeira”, que foi aprovado por unanimidade.
Destacando que o Mecanismo de Recuperação e Resiliência, enquadrado no PRR, constitui-se assim “como um importante instrumento de financiamento comunitários dos investimentos necessários à neutralidade climática”, enunciou as três tipologias de aplicação do sistema de incentivos.
Do total de 11,5ME, 7 milhões destinam-se à aquisição de autocarros afetos ao transporte público regular de passageiros ou a serviços turísticos na região.
Uma dotação de 1,5ME está destinada à aquisição de postos de carregamento/abastecimento para autocarros, sendo outros 3 milhões de euros para a compra de veículos 100% elétricos, desde que substituam outro veículo poluente abatido, propriedade de beneficiários com residência ou domicílio fiscal na região.
Pedro Fino mencionou que estes apoios têm um âmbito regional e podem ter como beneficiários entidades públicas ou privadas e pessoas particulares com domicílio fiscal ou residência na Madeira.