Vitorino canta ‘Abril’ na Batalha
Na celebração dos 50 anos da revolução de Abril, o Mosteiro da Batalha acolhe, no próximo domingo, pelas 16h30, o terceiro concerto do ciclo ‘Cantar Abril’, com uma das vozes incontornáveis da música portuguesa: Vitorino.
Depois do concerto com o coro Fernando Lopes-Graça no Claustro Real, do concerto com Francisco Fanhais, Manuel Freire e Rogério Pires nas Capelas Imperfeitas, o Mosteiro da Batalha, obra-prima do gótico e Património Mundial da UNESCO desde 1983, abre-se para os cantares de Vitorino. “A sua música, com raízes no cancioneiro tradicional e temas ligados à cultura popular, integra-se perfeitamente na atmosfera de um espaço carregado de simbolismo histórico”, refere uma nota sobre o concerto.
A presença de Vitorino num monumento como o Mosteiro da Batalha é, assim, “uma oportunidade de promover a cultura portuguesa, reforçando a interligação entre diferentes expressões culturais que enformam, elas também, a identidade nacional”.
O programa comemorativo estende-se por 2025 com a encenação da peça ‘O Motim’, de Miguel Franco, pelo Te Ato, e com a exposiçao ‘O Motim’, da artista plástica Maria João Franco. |