Última Hora
Pub

Mais de 600 jovens discutem em Vilamoura 11 títulos mundiais em 2025

Esta é a primeira vez que este Mundial da Juventude se realiza no hemisfério norte em pleno mês de dezembro

Mais de 600 jovens velejadores de 70 países vão participar em dezembro de 2025, no Campeonato do Mundo da Juventude, em Vilamoura, no Algarve, com a discussão de 11 títulos mundiais em simultâneo, anunciou hoje a organização.

É, provavelmente, o campeonato com mais relevo nas classes juniores. O Campeonato do Mundo da Juventude é um campeonato em todo similar aos Jogos Olímpicos, a antecâmara dos barcos e das classes que mais tarde participarão nos Jogos Olímpicos. É um campeonato com muita exposição mediática”, disse hoje Nuno Reis, diretor do Vilamoura Sailing, durante a conferência de imprensa de apresentação do evento.

A World Sailing, federação mundial de vela, atribuiu a organização do evento ao Vilamoura Sailing, projeto criado há oito anos e que tornou aquela zona turística do concelho de Loulé numa base de treino para velejadores nacionais e estrangeiros, tendo atingido a marca de 10.000 atletas, de 86 países, em 2024.

A competição, que será organizada em parceria com a Federação Portuguesa de Vela e a Marina de Vilamoura, engloba as seis classes que preparam os jovens velejadores, até aos 18 anos, para as atuais classes olímpicas.

Com quatro campos de regata montados ao largo de Vilamoura, vão ser discutidos, entre 12 e 20 de dezembro, 11 títulos mundiais, entre femininos e masculinos, nas classes de 29er, Ilca 6, Nacra 15, 420, IQFOIL e Fórmula Kite.

Com a presença de mais de 600 velejadores de 70 países, entre os quais cerca de uma dezena de atletas portugueses, e respetivos técnicos e acompanhantes, a organização estima cerca de 12 mil dormidas e um impacto direto de dois milhões de euros na economia local.

 

Partilhe este artigo:

Junte-se à conversa
0

Espere! Antes de ir, junte-se à nossa newsletter.

Comentários

Seguir
Receba notificações sobre
0 Comentários
Feedbacks Embutidos
Ver todos os comentários
Fundador: Adriano Lucas (1883-1950)
Diretor "In Memoriam": Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: Adriano Callé Lucas
94 anos de história
bubblecrossmenuarrow-right