Ministra anuncia solução para Urgência Pediátrica de Viseu
A ministra da Saúde, Ana Paula Martins, anunciou hoje que o problema do encerramento da urgência pediátrica do Hospital de Viseu durante a noite será resolvido “nas próximas duas, três semanas”.
Desde 1 de junho que a urgência pediátrica noturna da Unidade Local de Saúde (ULS) Viseu Dão Lafões, entre as 20:00 e as 09:00, apenas está aberta aos casos reencaminhadas pelo Centro de Orientação de Doentes do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) por falta de especialistas.
Questionada sobre esta situação à margem de uma visita à Associação Protetora dos Diabéticos de Portugal (APDP), em Lisboa, Ana Paula Martins afirmou aos jornalistas que “foi encontrada uma solução” para resolver a situação, sem especificar que medida será tomada.
“Até vos posso dar uma boa notícia. Temos neste momento a certeza ou a segurança de que nas próximas duas, três semanas o problema estará resolvido. Foi encontrada uma solução para estas crianças e para as suas famílias”, realçou a governante.
Contactada pela agência Lusa, uma fonte oficial da ULS Viseu Dão Lafões afirmou apenas que é “uma solução que vai garantir a cobertura do horário integral” da urgência pediátrica.
A mesma fonte adiantou que está a funcionar uma consulta de atendimento complementar num centro de saúde próximo do hospital, que funciona entre as 9h00 e as 23h00, para casos de crianças e jovens encaminhados pela Linha SNS 24.