Última Hora
Ttc
Cml Leiria Natal
Lsblackfriday
Pub

Como fazer face a despesas imprevistas de forma rápida e eficaz?

Quando a grandeza de uma fatura de energia ou uma despesa inesperada em cuidados de saúde toma as nossas finanças de surpresa, pode ser complicado encontrarmos uma saída rápida para a situação, contudo, existe uma solução: o cartão de crédito.

Só nos passados meses de junho e julho, o Banco de Portugal diz-nos que, na totalidade das instituições financeiras a operarem no nosso país, foram concedidos mais de 100 milhões de euros em cartões de crédito divididos por mais de 70 mil novos contratos, o maior número de entre todos os créditos ao consumo existentes no mercado e que nos revela a confiança dos consumidores nesta solução.

O que faz dos cartões de crédito um meio de financiamento tão procurado e de que forma nos poderá ajudar a fazer face a despesas imprevistas, são duas questões a que vamos dar resposta ao longo dos parágrafos seguintes.

O que são e como funcionam os Cartões de Crédito?

Para percebermos por que razão os cartões de crédito são uma solução de financiamento tão querida dos consumidores, importa começar por explicar, de forma sintética, o que são e como funcionam.

Um cartão de crédito é um método de pagamento que permite aos consumidores realizarem compras e levantarem dinheiro, mesmo quando não têm saldo na sua conta à ordem.

O dinheiro emprestado a crédito tem, contudo, um limite, o chamado plafond. Este plafond, negociado entre o consumidor e o banco, será calculado tendo por base os rendimentos e estabilidade profissional do detentor do cartão de crédito e terá de ser reposto em forma de reembolso todos os meses, por norma, sem juros.

Além do plafond, o consumidor terá também de decidir qual a data do pagamento do reembolso (início, meio ou fim do mês, qual o modelo de reembolso, isto é, quanto é que vai pagar por mês (reembolso total ou parcial) e a forma como fará o pagamento (débito direto, transferência direta ou pagamento por referência multibanco).

No momento em que o cartão de crédito chega à morada do seu titular, este pode começar imediatamente a fazer compras ou efetuar levantamentos.

Importa sublinhar que, como veremos no ponto seguinte, se efetuarmos o reembolso na totalidade, não pagaremos juros, ao passo que se optarmos pelo pagamento parcial, teremos de pagar os juros associados ao cartão de crédito (TAEG e TAN).

Vantagens dos Cartões de Crédito

Além de não pagarmos juros se fizermos o reembolso do valor que gastamos na totalidade, os cartões de crédito apresentam uma série de outras vantagens, tais como:

  • Acesso rápido a financiamento

Se estamos a precisar de financiamento de uma forma rápida para pagarmos uma despesa inesperada, o cartão de crédito é a solução certa, já que nos permite fazer levantamentos e pagamentos até ao limite de plafond definido, mesmo que não tenhamos saldo disponível.

Devido à digitalização dos processos de contratação, as nossas despesas imprevistas podem ser rapidamente satisfeitas, já que podemos pedir um cartão de crédito 100% online em apenas 5 minutos.

  • Ampla gama de finalidades

Virtualmente, um cartão de crédito tanto pode ser utilizado no pagamento de uma fatura de energia, em compras de supermercado ou até numa viagem de lazer, algo que, por exemplo, não acontece com um crédito automóvel, solução que só pode ser utilizada na compra de um carro novo.

  • Receber de volta uma parte do que gastamos

Graças à funcionalidade “cashback” (“devolução” em português), podemos receber de volta, todos os meses, uma percentagem daquilo que gastamos com o cartão. Regra geral, esta percentagem varia entre 1% e 3%.

  • Fracionamento de pagamentos até 3 vezes sem juros

Para facilitar o pagamento do reembolso, é norma a oferta do fracionamento de pagamentos em 3 vezes sem juros, desde que se paguem os parcelamentos na sua totalidade.

  • Até 50 dias de crédito sem juros

Dependendo da instituição financeira emissora do nosso cartão, podemos dispor de até 50 dias de crédito sem juros.

  • Oferta de seguros e descontos em combustíveis

Os cartões de crédito dão-nos acesso a seguros de viagem e saúde que nos permitem receber um reembolso em caso de cancelamento de um voo e cuidados de saúde em qualquer lugar onde nos encontremos.

Além dos seguros, vários cartões de crédito oferecem-nos ainda descontos em combustíveis e até em compras de Moda e eletrodomésticos nas marcas parceiras do banco emissor do cartão.

  • Maior controlo financeiro

Dado que todos os pagamentos e levantamentos realizados com o cartão de crédito ficam registados e podem ser consultados na app de Homebanking ou no site do netbanco, acabamos por poder ter um maior controlo financeiro sobre o dinheiro que gastamos.

Outubro 19, 2024 . 12:46

Partilhe este artigo:

Junte-se à conversa
0

Espere! Antes de ir, junte-se à nossa newsletter.

Comentários

Fundador: Adriano Lucas (1883-1950)
Diretor "In Memoriam": Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: Adriano Callé Lucas
94 anos de história
bubblecrossmenuarrow-right