Última Hora
Pub

Projeto Radar Social sinaliza vulnerabilidades em Castanheira de Pera

Projeto estará em vigor até final do ano de 2026

O projeto Radar Social já se encontra em funcionamento em Castanhei­ra de Pera. Para o município, trata-se de um sistema integrado de georreferenciação social “essencial” que capacitará o território na ativação de respostas e otimização de recursos, operando com uma equipa composta por uma psicóloga e uma socióloga, ambas jovens castanheirenses.
O Radar Social tem como funções o levantamento social preliminar da situação sociofamiliar; a georreferenciação em contexto de vida da pessoa ou família em situação de vulnerabilidade social; e a orientação da pessoa ou família, assegurando o seu encaminhamento para os serviços competentes da rede social, sempre que da referenciação resultar a necessidade de uma intervenção social de emergência.
O projeto apoia-se numa noção de desenvolvimento social integrado numa perspetiva de desenvolvimento local e dará um contributo decisivo para a construção e atualização do conhecimento sobre o território.
“O Radar Social assenta no desenvolvimento de um trabalho de parceria e de cooperação, de referenciação e de (re)conhecimento dos problemas de pobreza e exclusão social, em complementaridade com as redes locais”, sublinha o presidente da Câmara, António Henriques.
O sistema Radar Social estará em vigor até ao final do ano de 2026 e o valor estimado, superior a 142 mil euros, é totalmente financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

Outubro 22, 2024 . 08:30

Partilhe este artigo:

Junte-se à conversa
0

Espere! Antes de ir, junte-se à nossa newsletter.

Comentários

Seguir
Receba notificações sobre
0 Comentários
Feedbacks Embutidos
Ver todos os comentários
Fundador: Adriano Lucas (1883-1950)
Diretor "In Memoriam": Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: Adriano Callé Lucas
94 anos de história
bubblecrossmenuarrow-right