Última Hora

Orçamento de Estado: Uma Telenovela Recorrente

Outubro 24, 2024 . 10:00
Opinião de Samuel Cardoso: "Com uma realidade política sem maioria absoluta, o processo tem sido marcado por movimentações nos bastidores, com partidos a tentarem garantir que as suas exigências sejam contempladas".

O Orçamento de Estado é, sem dúvida, um dos momentos mais cruciais da governação. No entanto, em vez de ser um plano claro e focado nas reais necessidades da população, ao longo dos anos tem-se tornado numa verdadeira telenovela política. Negociações, avanços e recuos, propostas que vão e vêm, enquanto o cidadão comum se pergunta: como é que estas decisões vão impactar a sua vida?
No dia 10 de outubro de 2024, o governo apresentou o Orçamento de Estado para 2025 na Assembleia da República. Esta apresentação marcou o início de um processo que já vinha a ser “cozinhado” nos bastidores, com as inevitáveis negociações entre partidos, visto que o atual governo não detém maioria absoluta. A partir desta data, o Orçamento passará por uma série de debates e revisões, sendo que a discussão na generalidade está marcada para os dias 28 a 31 de outubro. Posteriormente, será analisado na especialidade, com a votação final prevista para 29 de novembro de 2024.

Para continuar a ler este artigo

Se ainda não é
nosso assinante:
Assine agora
Se já é nosso
assinante:
Inicie sessão
Outubro 24, 2024 . 10:00

Partilhe este artigo:

Junte-se à conversa
0

Espere! Antes de ir, junte-se à nossa newsletter.

Comentários

Fundador: Adriano Lucas (1883-1950)
Diretor "In Memoriam": Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: Adriano Callé Lucas
94 anos de história
bubblecrossmenuarrow-right