Filme de Caldas da Rainha vence Festival Art&Tur
A 17.ª edição do Art&Tur - Festival Internacional de Cinema de Turismo, que terminou no sábado, na Lousã, consagrou dois filmes como os grandes vencedores do evento, sendo um deles das Caldas da Rainha. Os premiados das várias competições a concurso, distinguidos pelo júri internacional do Festival, foram anunciados durante a Gala de Prémios, que decorreu no Teatro Municipal.
O Grande Prémio da Competição Nacional foi para o filme 'Caldas da Rainha Magnifica' produzido no âmbito do Art&Tur 2023, que decorreu nesta cidade, tendo vencido igualmente como melhor vídeo promocional.
O filme 'Vou Só 3 Dias', da Turismo Centro de Portugal, foi também um dos vencedores, conquistando o primeiro lugar na categoria Turismo Ativo. Muitas outras propostas apresentadas por municípios e comunidades intermunicipais da região Centro foram também premiadas.
Durante os quatro dias do Festival, foram exibidos 67 filmes que integraram a shortlist da competição. Estes foram selecionados entre os 302 filmes promocionais e documentários, de 43 países, que se inscreveram, e que foram avaliados pelo júri internacional, composto por 44 jurados.
O Art&Tur é um festival que se realiza de forma itinerante na região Centro de Portugal. As últimas sete edições decorreram em Leiria, Torres Vedras, Viseu, Aveiro, Ourém, Caldas da Rainha e, agora, Lousã. O festival integra a rede mundial do CIFFT - Comité Internacional dos Festivais de Filmes de Turismo, que elege anualmente o melhor filme de turismo a nível mundial, entre todos os filmes que percorrem o circuito internacional de festivais do género.
Nos discursos de encerramento do evento, Francisco Dias, diretor do festival, enalteceu o carácter criador do Art&Tur: “Os filmes que hoje [sábado] vão receber prémios são excelentes. Ao longo dos anos, os conteúdos que aqui apresentamos têm melhorado cada vez mais. Também me orgulho da dinâmica criadora deste festival. Temos aqui pessoas de diferentes visões e perspetivas. No ART&TUR surgem novos projetos, entre pessoas que antes nem se conheciam. É uma plataforma de criatividade, de cocriação, de melhoria da qualidade do cinema de turismo. Este festival está a fazer algo novo: estamos a criar novos mundos”.