Curso de Turismo Literário em Óbidos retoma em novembro
A abertura de um hotel literário nos Açores e a criação de roteiros literários em Lisboa, inspirados em livros, foram os projetos concretizados por duas ex-alunas do Curso de Turismo Literário, e partilhados durante a apresentação da quarta edição do curso, que inicia em novembro.
Aluna da terceira edição do Curso de Turismo Literário, promovido pela Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste, Lara Martinho abriu o Azores Book Hotel, numa casa de século XVIII, em Angra do Heroísmo, no dia 1 de agosto. Com mais de cinco mil livros, a unidade hoteleira de charme dedicou cada quarto a uma obra literária, e tem salas alusivas a escritores famosos.
Promotora de um projeto de turismo literário desde 2006, Margarida Branco garantiu, no passado dia 15, durante a apresentação, que foi a primeira pessoa a fazer um passeio a partir do livro ‘O último cabalista de Lisboa’, e a ligá-lo à geografia, e não à origem do autor.
Convicto de que os cerca de 90 participantes nas três edições do curso podem “ajudar a desenvolver Portugal”, na área do turismo literário, por serem de “pessoas muitos interessadas e muito interessantes, e com uma grande riqueza e histórico profissional”, Daniel Pinto referiu que a próxima edição inicia no dia 21 de novembro e termina a 5 de março, e mantém o formato ‘online’.
Margarida Reis, vereadora da Cultura, revelou terem sido identificados 33 espaços, que serão incluídos num mapa destinado a dar a conhecer os espaços literários de Óbidos.