Biden pede que se "faça história" dando vitória a Harris
O Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, pediu hoje para que se “faça história” no país, com a eleição da candidata democrata Kamala Harris como futura inquilina da Casa Branca, num apelo de última hora em dia eleitoral.
“Vão votar”, apelou o governante dos Estados Unidos da América (EUA) numa mensagem publicada nas suas redes sociais, nas quais também partilhou uma página da Internet com informações detalhadas sobre os centros de votação habilitados.
Biden iniciou a campanha para as presidenciais norte-americanas como candidato à reeleição pelo Partido Democrata, mas uma sucessão de erros e de lapsos reavivou o debate sobre a sua idade avançada, levando-o a renunciar à sua candidatura presidencial em julho passado.
A sua atual vice-presidente, Kamala Harris, assumiu então as rédeas da candidatura democrata, sem ter passado pelas primárias do partido.
O atual Presidente, de 81 anos, vai deixar o cargo a 20 de janeiro, após um único mandato.
Nestes últimos dias de campanha, Biden optou por não aparecer em grandes eventos e vai acompanhar a noite eleitoral na Casa Branca, segundo a estação televisiva CNN.
As eleições de hoje decidem quem sucederá a Joe Biden na presidência, o controlo das duas câmaras do Congresso, além de postos de governadores estaduais e cargos a nível estadual e local.
Numa corrida à Casa Branca excecionalmente renhida, a escolha será disputada entre a atual vice-presidente Kamala Harris (democrata) e o antigo presidente Donald Trump (republicano).
Mais de 82 milhões de 240 milhões de eleitores norte-americanos votaram antecipadamente.