Última Hora
Pub

Hospital Amadora-Sintra ativa plano de contingência após saída de 10 cirurgiões

A saída dos especialistas deveu-se ao regresso de dois médicos que denunciaram más práticas no serviço

A Unidade Local de Saúde (ULS) Amadora-Sintra ativou o Plano de Contingência de Cirurgia Geral para responder à situação atual das equipas com a saída de 10 cirurgiões, afirmou hoje à Lusa a instituição.

Segundo o hospital, o plano foi ativado na noite de sexta-feira, um dia após 10 cirurgiões saírem do hospital. O plano esteve ativo entre as 20:00 de sexta-feira e as 08:00 de sábado, período durante o qual a urgência de cirurgia geral não recebeu doentes externos.

Desde então não foi necessário voltar a ativar o plano, adianta fonte oficial da ULS Amadora-Sintra, explicando que os níveis de contingência serão ativados conforme as necessidades identificadas.

O Plano de Contingência de Cirurgia Geral, elaborado em julho de 2023, foi ajustado pela direção do serviço, com validação da direção clínica, para responder à situação atual das equipas”, adianta ainda a ULS.

A ULS Amadora-Sintra reforça que “estão a ser efetuados esforços de resolução com a maior brevidade possível, com o apoio dos elementos do serviço e restante equipa”.

Acrescenta que as autoridades competentes, incluindo o Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), serão informadas caso seja necessário.

No passado 31 de outubro, dia em que 10 cirurgiões saíram do hospital, o diretor do Serviço de Cirurgia Geral, Paulo Mira, apresentou a demissão, com efeitos a 31 de dezembro, situação confirmada na altura à Lusa pela ULS, que previu constrangimentos na escala de Cirurgia Geral.

A saída dos especialistas deveu-se ao regresso de dois médicos que denunciaram más práticas no serviço, que depois de investigadas não se confirmaram.

Contactada pela agência Lusa, a Direção Executiva do Serviço Nacional de Saúde afirma que, no âmbito das suas competências, “está a trabalhar, conjuntamente com o Conselho de Administração, para encontrar soluções que salvaguardem o atendimento e acompanhamento dos utentes desta ULS”.

 

Novembro 6, 2024 . 17:11

Partilhe este artigo:

Junte-se à conversa
0

Espere! Antes de ir, junte-se à nossa newsletter.

Comentários

Seguir
Receba notificações sobre
0 Comentários
Feedbacks Embutidos
Ver todos os comentários
Fundador: Adriano Lucas (1883-1950)
Diretor "In Memoriam": Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: Adriano Callé Lucas
94 anos de história
bubblecrossmenuarrow-right