Universidade Sénior de Alvaiázere arranca ano letivo com nova oferta
Com o objetivo de incentivar a partilha e o bem-estar, a Universidade Sénior de Alvaiázere alargou e renovou a sua oferta formativa para o ano letivo 2024/2025, incluindo temas “inovadores e diversificados”.
O município de Alvaiázere deu esta semana início ao novo ano letivo da Universidade Sénior, “numa sessão marcada por uma sala cheia e pelo entusiasmo contagiante dos alunos”. “Concebida como um espaço de convívio e partilha, a Universidade Sénior oferece aos munícipes com mais de 50 anos uma oportunidade de explorar temas variados, sem a formalidade das disciplinas tradicionais, promovendo o conhecimento de forma leve e prazerosa”, esclarece a autarquia, que pretende com esta iniciativa “promover um estilo de vida ativo, enriquecedor e socialmente integrado para a população sénior do concelho”.
Os participantes poderão envolver-se em módulos que abrangem desde Literacia Financeira e Literacia Digital, “indispensáveis para a autonomia pessoal”, até temas de Filosofia e Psicologia, que “promovem a reflexão e a compreensão de si mesmos e do mundo que os rodeia”. Além disso, o módulo de Multiculturalidade: Português, Francês, Inglês e Espanhol, “proporciona aos alunos a oportunidade de explorar novas línguas e culturas”.
Já nas áreas de Artes Decorativas e Oficinas Criativas, a Câmara informa que os participantes têm a possibilidade de expressar a sua criatividade. Em parceria com a ETP Sicó - Polo de Alvaiázere, foram incluídos ainda os módulos Sabores da Minha Terra, Saúde, Estética e Bem-Estar, que surgem também como uma grande novidade deste ano. Entre outros temas, o programa inclui ainda módulos como, Educação Física e Hidroginástica, que incentivam a atividade física; Encontro com a Palavra, Música, Saberes Cruzados e Mente Ativa, promovendo o conhecimento multidisciplinar e estimulando o raciocínio ativo.
As inscrições para a Universidade Sénior de Alvaiázere, que funciona na Biblioteca Municipal, estão abertas, e o município convida todos os maiores de 50 anos a inscreverem-se e a integrarem esta comunidade dinâmica. “Esta iniciativa representa um compromisso com a melhoria da qualidade de vida da população sénior, proporcionando-lhes uma plataforma para explorar novas áreas do saber e fortalecer laços de amizade e convívio, enquanto mantêm um estilo de vida ativo”, refere o executivo.