Nuno Mangas afastado do programa Compete
O Governo afastou Nuno Mangas do Compete. A notícia é avançada pelo jornal Eco e confirmada pelo Diário de Leiria e surge vários meses depois da divulgação da investigação ‘Operação Maestro’ sobre alegadas fraudes que terão lesado o Estado, e que supostamente envolveriam aquele responsável.
Segundo o jornal ‘online’, Alexandra Vilela deverá ser a nova presidente do Compete.
Nuno Mangas, natural de Ourém, antigo presidente do Politécnico de Leiria, assumiu, entre outros cargos, a presidência do Conselho Diretivo do IAPMEI – Agência para a Competitividade e Inovação. Foi eleito para gerir o Compete em março do ano passado. Trata-se de um programa operacional de competitividade e internacionalização que gere fundos europeus e que, com a chegada do Compete 2030, assumiu-se como um programa temático inovação e transição digital.
Este ano, o nome de Nuno Mangas foi envolvido na ‘Operação Maestro’. O Ministério Público suspeita do “comprometimento” do presidente do Compete 2020, agora 2030, e de uma antiga vogal, assim como de diretores da AICEP, no alegado esquema fraudulento que permitiu obter 39 milhões de euros em fundos comunitários. Um processo que já levou à constituição de vários arguidos, entre eles Manuel Serrão.