Alvaiázere reforça parceria para alargar acesso a medicamentos
apoio A Câmara Municipal de Alvaiázere renovou o protocolo de colaboração com a Associação Dignitude, com o objetivo de garantir a mais munícipes o acesso a medicamentos.
Através da parceira, integrada na Rede Solidária do Medicamento, a autarquia “amplia o seu compromisso de apoio social, garantindo a mais munícipes o acesso digno e confidencial aos medicamentos prescritos e comparticipados pelo Serviço Nacional de Saúde (SNS), cuja aquisição não seria possível para muitos cidadãos em situação de vulnerabilidade económica”, afirma o município numa nota informativa.
Segundo a autarquia, o ‘Programa abem’ permite que o município de Alvaiázere assuma a parte dos custos dos medicamentos que não são cobertos pelo SNS, libertando “os beneficiários de encargos adicionais e assegurando o acesso a um direito essencial, a saúde”.
Citado na mesma nota, o presidente da Câmara Municipal de Alvaiázere, João Paulo Guerreiro, sublinha a importância deste protocolo para a comunidade:“Sabemos que a saúde é um dos pilares fundamentais para o bem-estar de qualquer cidadão, e por isso, a nossa prioridade é que todos os munícipes possam ter acesso aos medicamentos de que necessitam, sem que o custo represente uma barreira”. O autarca acrescenta que o reforço da parceria garante que “mais famílias de Alvaiázere, especialmente as que atravessam momentos de dificuldade, possam beneficiar deste apoio de forma digna e respeitosa”.
Com a atualização do protocolo, o número de possíveis beneficiários do ‘Programa abem’ aumentou no concelho, devido ao “alargamento dos critérios de elegibilidade”.
De acordo com o município, o reforço “responde a uma política de responsabilidade social do município que visa construir uma rede de apoio que acompanhe as necessidades da comunidade e assegure uma resposta robusta aos desafios sociais que a população enfrenta”.