ESECS celebrou 45 anos com os olhos postos na nova escola
A Escola Superior de Educação e Ciências Sociais (ESECS) do Politécnico de Leiria reuniu a comunidade académica para celebrar os seus 45 anos e projetar o futuro, que passará pela construção de uma nova escola.
“Recebemos, nos últimos dias, todas as informações e documentação necessárias para registarmos, no nome do Instituto Politécnico de Leiria, uma parcela dos terrenos da antiga Prisão-Escola. Contamos ainda este ano lançar a concurso a construção da nova ESECS, na expectativa que possa entrar em funcionamento no ano letivo 2026/2027”, revelou Carlos Rabadão, presidente do Politécnico de Leiria, citado numa nota de imprensa da instituição.
Carlos Rabadão referiu ainda que “a muito curto prazo” a instituição espera ter programas doutorais disponíveis, enaltecendo a “forte aposta no desenvolvimento de diversos projetos de formação e investigação com instituições nacionais congéneres, e também a nível internacional, sobretudo através de cooperação com diversos parceiros europeus e com os países da CPLP, nomeadamente Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, São Tomé e Príncipe, Timor-Leste e Brasil”.
O evento comemorativo contou com a presença do secretário de Estado da Modernização e Digitalização, Alberto Rodrigues da Silva, que caracterizou a escola como um “farol de conhecimento”. “Ao longo destes 45 anos tem formado profissionais que contribuem não apenas para o progresso académico, mas também para a inclusão e coesão social”, sublinhou.