Leiria Fusion: O projeto que pretende unir empresas e startups para resolver desafios reais
A StartUp Leiria, em colaboração com a Nerlei-CCI, lançou recentemente o projeto Leiria Fusion, onde o principal objetivo é conectar empresas de média e grande dimensão a startups e investigadores para resolver desafios concretos do setor empresarial através de tecnologia e inovação aberta.
Segundo Vítor Ferreira, CEO da Startup Leiria, a iniciativa vai reunir empresas que enfrentam problemas específicos, desde questões em linha de produção, corte e valorização de resíduos até desafios ligados à digitalização e à economia verde. Estas empresas, denominadas de ‘challengers’, irão propor desafios que serão solucionados por startups e académicos, os chamados ‘solvers’.
“A ideia é capturar os problemas destas empresas, apresentá-los e colocá-los nas mãos de startups e investigadores, promovendo assim a colaboração e a cocriação”, explicou Vítor Ferreira ao nosso jornal.
O Leiria Fusion promove a junção de dois ecossistemas da região: a Startup Leiria, com cerca de 150 projetos, e a Associação Empresarial da Região de Leiria/Câmara de Comércio e Indústria, que conta com mais de 1.000 associados em áreas tão diversas como a agroindústria, serviços e manufatura. “Já assinámos um protocolo que permitirá que as startups da região sejam associadas da Nerlei, potenciando ainda mais esta ligação”, revelou Vítor Ferreira.
O projeto abrange uma ampla gama de setores, incluindo tecnologias para a saúde, turismo, indústria e ciências da vida, com foco em problemas como manutenção, automação e valorização de subprodutos. Já foram identificados cinco desafios iniciais, mas a ambição é reunir pelo menos 30 desafios tecnológicos.
Para continuar a ler este artigo
nosso assinante:
assinante: