Boas Práticas para a Gestão de Eucaliptais reúne 400 pessoas
A Biond - Associação das Bioindústrias de Base Florestal - promoveu uma série de seis sessões técnicas de ‘Boas Práticas para a Gestão de Eucaliptais’, no âmbito do projeto ‘Eucalipto +Sustentável’ e em diferentes zonas do país: Monchique, Castanheira de Pera, Leiria, Góis, Vouzela e Castelo de Paiva.
“O objetivo destas sessões consistiu em divulgar conhecimentos técnicos e informações legais sobre a gestão de povoamentos de eucaliptos, de forma a contribuir para a melhoria e eficiência da gestão florestal sustentável, promovendo a produtividade, a rentabilidade dos produtores florestais e a redução do risco de incêndio”, sustenta Henrique Vieira, Técnico Florestal da Biond e responsável pelo projeto ‘Eucalipto +Sustentável’, citado numa nota informativa enviada ao nosso jornal.
“A produção e a sustentabilidade são perfeitamente compatíveis, com base nas boas práticas florestais no conhecimento técnico. Há pequenos detalhes que fazem toda a diferença entre uma operação ser amiga do ambiente ou ter impactos nocivos, seja nas preparações do terreno, seja no controlo da vegetação, na aplicação de produtos fitofarmacêuticos”, acrescenta aquele responsável, reconhecendo que “o conhecimento técnico faz toda a diferença para termos uma floresta de produção e ao mesmo tempo sustentável”.
Estas sessões, de acesso gratuito, realizadas entre outubro e novembro, tinham como destinatários proprietários, técnicos e prestadores de serviços florestais, mas foram abertas a todos os interessados no tema e no conjunto reuniram cerca de 400 pessoas.
“Estas sessões são extremamente importantes para todos aqueles que direta ou indiretamente lidam com a floresta, em particular com eucaliptos. Na Biond acreditamos que a formação é um caminho essencial para que todos possamos ter uma gestão florestal mais sustentável”, afirma Gonçalo Almeida Simões, diretor geral da Biond, citado no mesmo comunicado.
De referir que o projeto ‘Eucalipto +Sustentável’ é cofinanciado pelo Programa de Desenvolvimento Rural, PDR2020.