Plano estratégico da ViniPortugal quer atingir 1.200 ME de exportações até 2030
ViniPortugal, organização interprofissional do vinho de Portugal, quer atingir 1.200 milhões de euros de exportações até 2030, disse à agência Lusa o seu presidente, Frederico Falcão.
“Atingir 1.200 milhões de euros em exportações até 2030, o preço médio de 3,19 euros por litro e atingir o objetivo de 40% das empresas certificadas em sustentabilidade” são metas do Plano Estratégico 2030 da ViniPortugal, afirmou Frederico Falcão à margem do Fórum Anual dos Vinhos de Portugal, que se realizou em Leiria.
Em 2023, as exportações somaram 925 milhões de euros.
Frederico Falcão considerou que “a sustentabilidade é uma das palavras que está mais em moda ou mais falada em termos mundiais”, admitindo que, nesta matéria, “Portugal atrasou-se um bocadinho” quando os concorrentes no mercado mundial “já tinham planos nacionais para certificação e sustentabilidade do setor vitivinícola”.
Segundo este responsável, embora não houvesse “um plano e uma certificação”, há “muitos produtores que estavam a trabalhar de uma forma sustentável”.
“No fundo, a certificação é uma evidência que os produtores estão a cumprir uma determinada norma”, referiu, explicando que a ViniPortugal pretende com este objetivo “dar também um sinal aos consumidores no mundo de que os produtores de vinho em Portugal se preocupam com sustentabilidade e estão certificados em sustentabilidade”.
A ViniPortugal representa mais de 80% dos produtores de vinho e de uva no país.
“Em média, são cerca de 500 [as empresas] que participam anualmente connosco em ações de promoção internacional”, assinalou o presidente.
A ViniPortugal, fundada em 1996, é a organização interprofissional do vinho de Portugal, “sendo a entidade gestora da marca ‘Wines of Portugal’ e tendo por missão promover a qualidade e a excelência dos vinhos portugueses”.
Agrupa estruturas associativas e organizações de profissionais ligadas ao comércio, à produção, às cooperativas, aos destiladores, aos agricultores e às denominações de origem, de acordo com o seu sítio na Internet.
Ainda de acordo com a mesma fonte, “através da ViniPortugal, a marca ‘Wines of Portugal’ está presente de forma consistente em quatro continentes e 21 mercados estratégicos”.
“Com um investimento anual superior a oito milhões de euros, realiza anualmente mais de 100 ações de promoção dos vinhos portugueses, envolvendo mais de 400 agentes económicos nacionais”, adiantou.
Frederico Falcão adiantou que, em 2024, vai ser mantido “o mesmo investimento de marketing, reduzindo mercados [para 14]”, com o foco em “mercados mais estratégicos para ter mais massa crítica”.
Dos 14 mercados, o presidente da ViniPortugal destacou os EUA, o Canadá e o Brasil, que “vão abarcar cerca de 50% do investimento”.|