Hélder Roque e Manuel Antunes agraciados pela Ordem dos Médicos
A Ordem dos Médicos distinguiu recentemente Hélder Roque e Manuel Antunes pelo seu contributo “relevante” para “a dignificação da profissão médica, da medicina em geral e da humanidade, identificando-se assim com os valores desde sempre defendido” pela instituição.
A distinção ocorreu no 27º Congresso Nacional da Ordem dos Médicos, que decorreu em Lisboa. Ávila Costa, Frederico Teixeira, Hélder Roque, Lívia de Sousa e Manuel Antunes, foram agraciados, de um total de 19 médicos homenageados “pela sua atividade e mérito pessoal, profissional, académico ou associativo”.
“Estamos a homenagear quem personaliza na perfeição o que é ‘Ser Médico’ e quem tanto se dedicou e continua a dedicar aos seus doentes, guindando a Medicina portuguesa aos maiores patamares de excelência e humanismo. Estamos a distinguir as carreiras destes colegas e, neles, destacamos e fazemos uma sentida homenagem a todos os médicos. São colegas extraordinários, de elevado mérito, profissionalismo e empenho, que muito orgulham a Ciência e a Medicina Portuguesa”, destacou em nota à comunicação social o presidente da Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos, Manuel Teixeira Veríssimo.
Hélder Roque exerceu no concelho de Leiria como médico de família, destacando-se, na sua carreira, a presidência do conselho de administração do Centro Hospitalar de Leiria entre 2005 e 2019.
Manuel Antunes, natural de Memória, Leiria, liderou, durante várias décadas, o Centro de Cirurgia Cardiotorácica dos Hospitais da Universidade de Coimbra. Entre outras ‘missões’ que abraçou, conta-se também a presidência da organização não governamental Cadeia Esperança de Portugal.