Câmara de Alvaiázere aprova orçamento no valor de 18 milhões de euros
A Câmara Municipal de Alvaiázere aprovou o Orçamento Municipal para 2025, que se assume como o maior dos últimos dez anos, totalizando cerca de 18 milhões de euros.
Segundo o município, aquele valor reflete “um aumento de 80% em relação à média dos anos anteriores, demonstrando um compromisso sólido com o progresso e o desenvolvimento sustentável do concelho”.
“A estabilidade financeira tem sido um dos pilares deste executivo, que encara a gestão dos recursos públicos com rigor e responsabilidade, assegurando contas certas enquanto investe estrategicamente no futuro de Alvaiázere”, salientou o município, esclarecendo que o “aumento no orçamento permite alavancar projetos transformadores que impactam diretamente a vida da comunidade”.
Entre os destaques do orçamento aprovado, o município destacou “o forte investimento na educação, com a requalificação de uma nova escola, “a maior obra de sempre no concelho”, que representa um valor superior a sete milhões de euros.
Além disso, iniciativas inovadoras nas áreas da cultura, turismo e associativismo “continuarão a impulsionar Alvaiázere como um território dinâmico e atrativo, enquanto o apoio às freguesias se mantém como um eixo estratégico primordial”.
A captação de 11,5 milhões de euros em fundos comunitários reforça a capacidade de execução deste orçamento, colocando Alvaiázere em destaque a nível nacional. “Esses recursos viabilizarão obras de modernização e reabilitação em todas as freguesias, contribuindo para um território mais sustentável”, realçou a autarquia.
A “proatividade e apoio ao desenvolvimento das freguesias enquanto eixo estratégico primordial” vão manter-se.
O município de Alvaiázere adiantou que vão ser executadas obras no valor de 13 milhões de euros, com base num plano de trabalhos e iniciadas “diversas reabilitações sustentáveis e de modernização por todas as freguesias do concelho”.
No âmbito social, o regulamento de Apoio à Natalidade entrará em vigor em 2025, promovendo o incentivo à fixação de famílias e apoiando a economia local através do estímulo ao comércio.
Citado na nota de imprensa, o presidente da Câmara Municipal de Alvaiázere, João Paulo Guerreiro, reforçou que o orçamento é uma concretização do compromisso assumido com a população: “Destaco o facto de, até agora, ter sido já possível atingir mais de 75% das medidas inicialmente propostas e implementar outras, fruto da necessidade de adequação à realidade, bem como acompanhar, executar e otimizar obras iniciadas no mandato do executivo anterior, assegurando desta forma o compromisso assumido com os alvaiazerenses”.
João Paulo Guerreiro adiantou que o compromisso é o de cumprir este orçamento com todos, contando com os responsáveis eleitos da Assembleia Municipal, juntas de freguesia, colaboradores do município, associações e cidadãos em geral.
“Com um planeamento estratégico responsável e uma gestão financeira de excelência, a Câmara Municipal de Alvaiázere reafirma o seu compromisso em continuar a promover o crescimento contínuo, garantindo que o concelho permaneça uma referência nacional no desenvolvimento local”, reforçou a autarquia.