Comunidade surda em Leiria denuncia falta de acessibilidade na comunicação
A comunidade surda de Leiria denuncia a falta de acessibilidade à comunicação em serviços públicos, enfrentando barreiras que comprometem o acesso a direitos e serviços essenciais.
Entre as principais dificuldades apontadas estão a ausência de apoio à comunicação em locais como os centros de saúde, o Hospital de Leiria, a Loja do Cidadão e a Câmara Municipal de Leiria , especialmente no Balcão Único do Prédio (BUPI).
Rui Costa, membro da comunidade surda e presidente da Assembleia Geral da Associação de Surdos da Alta Estremadura, explicou quais são as dificuldades enfrentadas no dia a dia de uma pessoa surda:“Não temos acesso à Linha Saúde 24, existem barreiras de comunicação no acesso aos centros de saúde e Hospital de Leiria. Também quando nos deslocamos à Loja do Cidadão não temos acessibilidade na comunicação em qualquer balcão que lá exista, Registo e Notariado, Finanças. Também na Câmara Municipal de Leiria não temos acessibilidade nos serviços, por exemplo, nos balcões BUPI. São assuntos que tenho de tratar com seriedade e não consigo por não haver apoio para a comunicação,” declarou.
Para continuar a ler este artigo
nosso assinante:
assinante: