Detidos dois suspeitos de viciação de veículos em Leiria e Alcobaça
Dois homens foram detidos pela Diretoria do Centro da Polícia Judiciária (PJ) por suspeita de crimes de burla qualificada, recetação, falsificação de documentos e branqueamento de capitais, nos concelhos de Leiria e Alcobaça.
As detenções anunciadas ontem são resultado de uma investigação de tráfico e viciação de veículos, refere a PJ num comunicado, esclarecendo que os automóveis, “provenientes de furtos praticados em França, eram levados para armazéns para serem desmantelados, com o objetivo de venda de peças, ou submetidos a alterações físicas e documentais, através de processos de falsificação”.
Depois passavam a circular com números de chassis e chapas de fabricante falsas ou inexistentes, adianta o comunicado. Os veículos e as peças eram depois comercializados a preços abaixo do valor comercial a “compradores de boa-fé nacionais”.
No decurso da investigação, os inspetores apreenderam oito viaturas, peças, documentação, três armas de fogo, munições e telemóveis relacionados com esta atividade ilícita.
Os dois responsáveis pelo esquema fraudulento, de 60 e 55 anos, têm antecedentes criminais por este tipo de ilícitos, acrescentou a PJ.
Detidos nos dias 3 e 4, os homens, empresários da construção civil e do ramo automóvel, vão ser presentes à competente autoridade judiciária para primeiro interrogatório e aplicação das medidas de coação. |