Última Hora

Homenageando o “Pai da Democracia”

Dezembro 6, 2024 . 11:00
Opinião: "Este protagonismo político, pelo lado da oposição ao regime salazarista, valeu-lhe ser preso mais de uma dezena de vezes, ter sido deportado para S. Tomé e Príncipe, e, já no período da “Primavera Marcelista”, ter sido exilado para França".

Para o dia de hoje, 6 de Dezembro, está agendada uma Sessão Solene Evocativa do Centenário do Nascimento de Mário Soares, na Assembleia da República. Mário Alberto Nobre Lopes Soares, de seu nome completo, nasceu em Lisboa, no dia 7 de Dezembro de 1924. Era filho do leiriense, João Lopes Soares, que foi um ilustre professor, pedagogo e político da Primeira República, e de sua esposa, Elisa Nobre Soares. Um mês depois de ter completado os 92 anos de idade, Mário Soares faleceu na mesma cidade onde havia nascido.
As cerimónias fúnebres tiveram lugar nos dias 9 e 10 de Janeiro de 2017. Houve uma sessão evocativa ao antigo estadista português na Assembleia da República e, no dia 10, no Mosteiro dos Jerónimos, onde em 1985, enquanto chefe do Governo havia assinado a adesão de Portugal à CEE, decorreram as exéquias finais, com intervenção do Presidente da Assembleia da República, Eduardo Ferro Rodrigues.

Para continuar a ler este artigo

Se ainda não é
nosso assinante:
Assine agora
Se já é nosso
assinante:
Inicie sessão
Dezembro 6, 2024 . 11:00

Partilhe este artigo:

Junte-se à conversa
0

Espere! Antes de ir, junte-se à nossa newsletter.

Comentários

Seguir
Receba notificações sobre
0 Comentários
Feedbacks Embutidos
Ver todos os comentários
Fundador: Adriano Lucas (1883-1950)
Diretor "In Memoriam": Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: Adriano Callé Lucas
94 anos de história
bubblecrossmenuarrow-right