Município reforça compromisso com ética e transparência
Na próxima segunda-feira assinala-se o Dia Internacional contra a Corrupção, uma data dedicada à sensibilização global para a prevenção e combate à corrupção, com destaque para a importância da Convenção das Nações Unidas contra a Corrupção (2003) e Leiria não fica indiferente à data. Segundo uma nota da Câmara, o município pretende “reforçar a aposta na promoção de uma gestão eficiente, transparente e ética na administração local”.
A autarquia explica que o município tem implementado diversas ações que visam fortalecer a cultura de transparência e boa governança, com destaque para o Canal de Denúncia, uma iniciativa que visa facilitar a comunicação de infrações, como corrupção e outras práticas antiéticas, reforçando a confiança da população na gestão autárquica. Esta medida integra o esforço do Município em criar um ambiente de colaboração e confiança mútua com os cidadãos.
“Esse trabalho contínuo tem gerado resultados positivos, refletidos, por exemplo, no ranking de transparência da Dyntra, onde Leiria ocupa o 1.º lugar entre as capitais de distrito e o 2.º lugar entre as 50 maiores cidades de Portugal, com um cumprimento de 76,26% dos indicadores”, explica.