Município adjudica construção de rotunda na Barosa por 1,2 ME
A adjudicação da obra de construção de uma rotunda na EN 242, junto à Zona Industrial da Barosa, pelo valor de 1.252.789,60 euros e pelo prazo de execução de 540 dias, foi aprovada pelo município de Leiria em reunião de Câmara realizada na passada terça-feira.
Considerando que o atual desenho do cruzamento se encontra “desadequado ao crescente fluxo de tráfego verificado nos últimos anos e à evolução da área industrial”, o município encara a opção da rotunda “como a solução para a redução da sinistralidade, a acalmia do trânsito e o aumento do potencial de desenvolvimento económico da zona”, sustenta o município, numa nota informativa. Para além da implementação de um novo sistema de drenagem pluvial e de melhor iluminação, o projeto prevê ainda intervenção nos acessos à Rua dos Petigais e à Rua das Acácias, a plantação de árvores na ilha central da rotunda e a reinstalação da rede área de baixa tensão no subsolo.
A intervenção resulta de um acordo de gestão assinado em 2021 com a Infraestruturas de Portugal (IP), que assumirá parte do investimento (600 mil euros), sendo agora o contrato analisado pelo Tribunal de Contas, já que o investimento ultrapassa os 750 mil euros.