Idadismo, uma realidade que urge contrariar

Dezembro 21, 2024 . 11:00
Opinião: “Para contrariar de forma eficaz o idadismo é necessário um esforço coordenado pelos governos, que englobe as entidades públicas, privadas e sociais, assim como a sociedade em geral”.

O idadismo (ou ageísmo) é um conceito que se refere à discriminação ou preconceito baseado na idade de uma pessoa. Os idosos são habitualmente os mais atingidos, embora possa afetar também pessoas mais jovens. Esse termo engloba atitudes, crenças e práticas que desvalorizam ou marginalizam pessoas com base na sua idade, sendo frequentemente associado a estereótipos negativos, como a ideia de que os mais velhos são menos capazes, menos produtivos ou irrelevantes na sociedade.
De forma mais ampla, o idadismo pode ocorrer em várias esferas da vida, incluindo o ambiente de trabalho, a saúde, a educação e até as interações sociais quotidianas. Pode manifestar-se em formas subtis, como no tratamento de pessoas mais velhas com condescendência, ou em práticas mais explícitas, como políticas de contratação que favorecem trabalhadores mais jovens em detrimento dos mais velhos ou, por exemplo, na área da saúde, em que são negados determinados tipos de tratamento, com base apenas na idade.

Para continuar a ler este artigo

Se ainda não é
nosso assinante:
Assine agora
Se já é nosso
assinante:
Inicie sessão
Dezembro 21, 2024 . 11:00

Partilhe este artigo:

Junte-se à conversa
0

Espere! Antes de ir, junte-se à nossa newsletter.

Comentários

Seguir
Receba notificações sobre
0 Comentários
Feedbacks Embutidos
Ver todos os comentários
Fundador: Adriano Lucas (1883-1950)
Diretor "In Memoriam": Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: Adriano Callé Lucas
94 anos de história
bubblecrossmenuarrow-right